Política

Revolução Russa de 1917!

loading...

Com o Verão quase a terminar conjuntamente com as férias infelizmente. Estou eu de regresso com mais uma crónica e podem estar descansados que não será sobre as mensagens do Jorge Jesus ou de futebol em geral. O mês passado escrevi sobre a Revolução Americana e este mês trago igualmente de forma resumida, a Revolução Russa. Americanos e Russos aquela eterna amizade.

No Século XX a Revolução Russa de 1917 foi um dos principais acontecimentos. A construção do Estado soviético pelos membros do partido bolchevique resultou numa mudança nas formas de desenvolvimento económico verificadas. O país era governado pelo Czar (Imperador), que tinha poder absoluto, ou seja, todos estavam submetidos a ele, inclusive a Igreja Católica Ortodoxa.

index_clip_image002

Czar da Rússia Nicolau II

No final do século XIX, a Rússia juntamente com a Alemanha, França, a Inglaterra  e a Áustria, era uma das maiores potências europeias. Mas ao contrario desses quatro países que se industrializavam e cresciam, a Rússia não se industrializava e muito menos crescia. A Rússia era considerada um país atrasado. Verificando-se uma economia baseada na agricultura. Os trabalhadores rurais viviam na extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos. O que gerava insatisfação popular. Começando assim, a formação dos sovietes, uma organização de trabalhadores russos, tendo ficado conhecidos por bolcheviques e tinham como líder Vladmir Ilitch Ulianov Lênin que viria a ser o primeiro Presidente do Partido Bolchevique e líder da União Soviética.

Com a Primeira Guerra Mundial a situação agravou-se com uma enorme falta de alimentos na Rússia czarista e os imensos gastos com a guerra e os prejuízos fizeram aumentar ainda mais a insatisfação popular com o czar. Em Fevereiro de 1917, verificou-se várias manifestações e greves por parte de camponeses, operários e militares por toda a Rússia. Provocando a queda do czar e o fim do Império. Esses acontecimentos ficaram conhecidos como a Revolução de Fevereiro. Formando-se então um governo provisório.

Após Março de 1917, os patrões abandonaram as fábricas e os operários para não perderem os seus empregos ocuparam as instalações das empresas e organizaram comités de trabalhadores responsáveis pelo controle da produção e os conflitos sociais intensificaram-se. No mês abril, um dos principais líderes Bolcheviques, Lênin, voltou do exílio e tomou a liderança do partido Bolchevique. Lançando uma campanha cujo o lema era Pão, Paz e Terra com o intuito de angariar apoio popular.

index_clip_image004

Vladmir Lênin, primeiro Presidente do Partido Bolchevique e líder da União Soviética

Em julho, algumas forças militares ligadas ao czarismo tentaram derrubar o Governo Provisório, sendo impedidas principalmente pelos operários e camponeses organizados. A Outubro de 1917, os Bolcheviques tomarem uma medida mais radical, a tomada do poder. Os camponeses já tinham ocupado as terras da aristocracia e da igreja e os trabalhadores intensificavam a formação de sovietes e de comités de fábrica.

Seguiu-se a implantação da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). A URSS tornou-se uma grande potência econômica e militar. Mais tarde rivalizaria com os Estados Unidos na chamada Guerra Fria. Apeaar de tudo pouco mudou no que diz respeito à democracia. com o Partido Comunista a reprimir quaisquer manifestações consideradas contrárias aos princípios socialistas.

Click to comment

Mais Lidos

loading...
To Top