Entretenimento

Reviver os Goonies

loading...

Esta é a minha primeira crónica em busca das boas recordações dos anos 80/90, espero com isto, provocar lembranças que nem o tempo pode apagar.

Os Goonies (The Goonies, 1985) é, sem dúvida, um daqueles filmes que nos faz ficar com saudades dos anos 80, da nossa infância!

Os Gonnies foram muito mais do que uma caça ao tesouro, uma aventura cheia de piadas e suspense, o filme fala-nos sobre amizade, sobre esperança e sobre a família. Toda a aventura se passa em Astoria, num momento em que um grupo de amigos (Os Goonies) está prestes a ser despejado das suas casas por conta de dívidas acumuladas. Caso não consigam pagar as dívidas dentro do prazo estipulado, as suas casas serão demolidas, dando lugar a um grande campo de golfe, e o grupo será separado, já que cada um se mudará para uma área diferente da cidade.

O “trágico” futuro, começa a ser alterado no momento em que Mouth (Bocas, Corey Feldman) descobre o sótão da casa de Mikey Walsh (Sean Astin) e Brand Walsh (Josh Brolin), no qual o pai dos miúdos guarda relíquias como quadros, jornais, mapas, etc. Muito curioso, Mouth convence os irmãos Walsh e seus amigos Data (Dado, Jonathan’ Ke Huy Quan) e Chunk (Gordo, Jeff Cohen) a vasculhar o sótão em busca de alguma peça interessante que possa ser utilizada numa última aventura.

Entre as relíquias, Mikey encontra um suposto mapa do tesouro, que os leva ao navio do pirata Willy Zarolho (One Eye Willy). Apesar de duvidarem da veracidade do mapa, os Gonnies acompanhados das amigas Andy (Kerri Green) e Steff (Martha Plimpton), decidem seguir a rota descrita no antigo papel, que se inicia num antigo restaurante, onde o grupo descobre que é o atual esconderijo dos Fratelli (uma família de bandidos procurada pela polícia local).

Nessa casa, os Goonies vêem pela primeira vez o “monstro” Sloth (John Matuszak), trancado e acorrentado numa cela. A partir daí, os miúdos continuam a seguir as pistas do mapa em busca do tesouro que poderá salvar as suas vidas e, ao mesmo tempo, fugindo da perseguição dos Fratelli. O objectivo do grupo é encontrar o tesouro de Willy Zarolho (One Eye Willy) e utilizar o dinheiro para pagar suas dívidas e não perderem as suas casas.

Por curiosidade pesquisei o que aconteceu as personagens depois do filme:

Mikey (Sean Astin) – Depois de Os Goonies, Astin continuou no mundo do entretenimento, aliás, podem não ter percebido, mas é ele quem interpreta Sam, o amigo de Frodo na trilogia O Senhor Dos Anéis.

Brand (Josh Brolin) – Dispensa comentários. Continuou a sua carreira fazendo filmes de grande sucesso, como Onde Os Fracos Não Tem Vez, Bravura Indômita (2011) e Homens de Preto 3 onde interpreta genialmente o jovem Agente K.

Mouth (Corey Feldman) – Depois de Os Goonies, o ator judeu não parou de trabalhar. Mas nenhum filme ou serie em que ele esteve, chegou perto do sucesso do seu personagem Bocas, responsável pelas melhores piadas do filme e por enganar Rosalita, a empregada da família Walsh.

Chunk (Jeff Cohen) – Um dos personagens mais populares do filme, Chunk deixou o mundo do espetáculo, hoje é advogado.

Data (Jonathan Ke Quan) – O génio da turma é também famoso por ter actuado em Indiana Jones e o Templo da Perdição (“Very funny, Dr. Jones!”). O ator vietnamita trabalhou também no primeiro filme dos X-Men, do ano 2000, como assistente de coreografia das lutas.

Andy (Kerri Green) – Pouco depois do filme, fez alguns trabalhos em séries de TV, inclusive dois episódios como secretária de Paul em Mad About You. Actualmente, a actriz continua a trabalhar em Hollywood.

Stef (Martha Plimpton) – Após Os Goonies, a actriz não parou de actuar. Só para citar os seus trabalhos mais recentes, ela interpreta a xerife Ann Mathis em Fringe e a personagem Edie Weitz na série Como Vencer na América.

Mama Fratelli (Anne Ramsey) – Os Goonies foi um dos últimos trabalhos da actriz, que morreu em 1988, três anos depois do filme, aos 58 anos de idade. Em 1987, interpretou outra mãe em Empurra a Mãe do comboio. No ano da sua morte, trabalhou em Os Fantasmas Contra-Atacam, com Bill Murray.

Jake Fratelli (Robert Davi) – O mais assustador dos irmãos Fratelli continuou em Hollywood. Participou em The Iceman, e também deu a voz a Franz Sanchez, personagem do videojogo 007 Legends.

Francis Fratelli (Joe Pantoliano) – O actor continuou a sua carreira e tem vários filmes de sucesso no seu currículo. Talvez os quatro maiores sejam Matrix, onde interpretou o vilão Cypher, Bad Boys 1 e 2, no papel de Capitão Howard e Percy Jackson e o Ladrão de Raios, onde faz Gabe Ugliano padrasto da personagem principal.

Sloth (John Matuszack) – O ídolo do futebol americano e símbolo sexual da época John Matuszack eternizou um dos personagens mais memoráveis dos anos 80. Em 1981, após ajudar os Raiders a ganhar dois Super Bowls, Matuszack anunciou sua reforma e seguiu a carreira de actor. Ele morreu a 17 de junho de 1989, aos 38 anos de idade.

Willie Zarolho – Depois do filme, Willie fez uma participação em A Múmia e, mais recentemente, actuou como figurante em Os Piratas das Caraíbas – A Maldição do Pérola Negra e Navegando em Águas Misteriosas. Desde 1985, a sua aparência física não mudou muito e ele ainda hoje é reconhecido pelos fãs.

 

Fonte: Cineclick

Artigo de Sérgio Martins

Click to comment

Mais Lidos

loading...
To Top