Música

Os Melhores Concertos em Portugal em 2016

loading...

O ano de 2016, já vai a mais de meio, e Portugal este ano já teve a oportunidade de receber alguns concertos memoráveis, mas até ao final do ano ainda há muito para ver e ouvir ao vivo! Entre alguns festivais e concertos em nome próprio decidi eleger os concertos mais aguardados e absolutamente imperdíveis deste ano e possíveis alinhamentos. Desde o regresso dos LCD Soundsystem, ao reagendamento do concerto dos Eagles of Death Metal, passando pela estreia a solo da inigualável Sia, o final do ano em Portugal promete ser no mínimo explosivo!

Sia – 6 de Agosto – MEO Sudoeste

Há muito que sou fã assumido da cantora e compositora australiana Sia Furler. Fiquei rendido ao seu talento quando era uma das vozes mais fortes, que acompanhava os brilhantes Zero 7. Hoje em dia atingiu o sucesso global, mas isso não impede que a continue a adorar. Muitos não sabem que além de cantora e compositora em nome próprio, Sia compõe, produz e escreve músicas para outros artistas.

Do vasto rol de nomes fazem parte David Byrne, Fatboy Slim, Christina Aguilera, Rihanna, Rita Ora, Celine Dion, Oh Land, Katy Perry, Jessie J, Britney Spears, Kylie Minogue, Shakira, Jennifer Lopez, Maroon 5, entre tantos, tantos, outros! No entanto, há quem rejeite algumas belas músicas que escreveu. Neste contexto surgiu o novo disco de Sia, exclusivamente composto por canções que a própria escreveu para outros artistas, mas que foram rejeitadas. O primeiro single, “Alive”, foi escrito para integrar o terceiro álbum de Adele, mas não foi aceite. Por mim tudo bem, até porque adoro ouvir a voz de Sia e a alma/sentimento que consegue transpor para cada música. É precisamente com o sétimo disco, “This is Acting” na bagagem, que se estreia finalmente em Portugal, a solo, relembramos que já havia actuado em Portugal com os Zero 7.

É com um misto de prazer e pesar que recebi a notícia da sua vinda a Portugal, só não esperava que fosse no MEO Sudoeste, ou melhor no MEO Sudoeste dos últimos anos. Será com certeza um dos grandes concertos do ano em Portugal e está agendado para dia 6 de Agosto.

Setlist Provável

  1. Alive
  2. Diamonds (Rihanna cover)
  3. Cheap Thrills
  4. Big Girls Cry
  5. Bird Set Free
  6. Reaper
  7. One Million Bullets
  8. Elastic Heart
  9. Unstoppable
  10. Breathe Me
  11. Move Your Body
  12. Titanium (David Guetta cover)
  13. Chandelier

 

LCD Soundsystem – 18 de Agosto – Vodafone Paredes de Coura

Banda americana de rock electrónico, liderada por James Murphy (fundador da DFA records). Os LCD Soundsystem estiveram no activo de 2001 a 2011, altura em que anunciaram um hiato na carreira, para tristeza dos fãs. Durante esse período editaram três álbuns, último dos quais, This Is Happening, em 2010. Este ano, o grupo já anunciou que editará um novo disco de originais, ainda sem data prevista.

Recentemente, actuaram no festival escocês, T in the Park para apenas 40 pessoas, talvez porque à mesma hora, no palco principal, decorria um concerto de uns senhores chamados Red Hot Chili Peppers. Porém, em Portugal não irá suceder o mesmo e terão à sua espera milhares de fãs ansiosos pelo seu regresso. São cabeças de cartaz no mítico Vodafone Paredes de Coura e actuam no belíssimo anfiteatro “natural” dia 18 de Agosto.

Setlist Provável

  1. Us v Them
  2. Daft Punk Is Playing at My House
  3. I Can Change
  4. Get Innocuous!
  5. You Wanted a Hit
  6. Tribulations
  7. Movement
  8. Yeah
  9. Someone Great
  10. Losing My Edge
  11. Home
  12. New York, I Love You But You’re Bringing Me Down
  13. Dance Yrself Clean
  14. All My Friends

 

CHVRCHES – 20 de Agosto –Vodafone Paredes de Coura

A banda escocesa de synth-pop, está de volta a Portugal, após se terem estreado no nosso país em 2014, precisamente neste mesmo festival. Formados pela belíssima Lauren Mayberry e pelos produtores Iain Cook e Martin Doherty, desde cedo mereceram a atenção da crítica e em 2012, incluíram a prestigiada lista “Sound of..” elaborada pela rádio BBC.

Editaram o primeiro LP em 2013, The Bones of What You Believe e alcançaram um sucesso estrondoso. No ano passado ultrapassaram com distinção o sempre difícil desafio do segundo disco, com o lançamento de Every Open Eye, eleito um dos melhores discos do ano. Voltam a um local onde já foram felizes, mas desta vez têm honras de encabeçar e encerrar a edição deste ano do Vodafone Paredes de Coura.

Setlist Provável

  1. Never Ending Circles
  2. We Sink
  3. Keep You on My Side
  4. Make Them Gold
  5. Empty Threat
  6. Gun
  7. Bury It
  8. High Enough to Carry You Over
  9. Under the Tide
  10. Recover
  11. Leave a Trace
  12. Clearest Blue
  13. The Mother We Share

 

Eagles of Death Metal – 11 de Setembro – Coliseu de Lisboa

Este concerto já foi cancelado, reagendado, cancelado e novamente reagendado, e continuo com dúvidas que se venha mesmo a realizar. Inicialmente, marcado para dia 10 de Dezembro no Espaço Armazém F em Lisboa, rapidamente esgotou. Foi então transferido para o coliseu de Lisboa. Após os trágicos atentados terroristas acontecidos no Bataclan, em Paris, durante um concerto dos Eagles of Death Metal, a restante digressão foi adiada/cancelada.

O concerto de Lisboa foi então reagendado para o dia 5 de Março, no entanto uma lesão na mão de Jesse Hughes (vocalista e guitarrista), voltou a adiar o tão aguardado concerto. Parece que desta será de vez e o concerto está, há muito, marcado para dia 11 de Setembro. Aquando dos atentados em Paris ouvi algumas afirmações pouco informadas, sobre quem são os Eagles of Death Metal, aproveito para esclarecer algumas dúvidas:

1- Os Eagles of Death Metal, são uma banda americana de garage rock/rock alternativo e não de heavy metal;

2- Os Eagles of Death Metal, não são uma banda que toca versões dos Eagles, o nome surgiu por acaso. Josh Homme ao ouvir uma música da banda de Death Metal, Vader, descreveu-a como “The Eagles of Death Metal” e então pensou como soaria uma banda que estabelecesse uma ponte de ligação entre os Eagles (banda de “Hotel California”) e uma banda de Death Metal;

3- Mesmo que os Eagles of Death Metal fossem uma banda de Heavy Metal, é profundamente errado associar esse estilo musical a comportamentos absolutamente reprováveis de puro fanatismo religioso e de verdadeiro terrorismo.

Os EODM são um projecto paralelo de Josh Homme (Queens of the Stone Age) e Jesse Hughes, fundado em 1998 e que conta com três discos editados. Este concerto servirá de apresentação do mais recente disco, Zipper Down.

Setlist Provável

  1. I Only Want You
  2. Don’t Speak (I Came to Make a Bang!)
  3. Secret Plans
  4. Complexity
  5. Skin-Tight Boogie
  6. Whorehoppin’ (Shit, Goddamn)
  7. Silverlake (K.S.O.F.M.)
  8. Oh Girl
  9. Got a Woman
  10. English Girl
  11. The Reverend
  12. Save a Prayer 
(Duran Duran cover)
  13. Wannabe in L.A.
  14. I Want You So Hard (Boy’s Bad News)
  • Encore:
  1. Midnight Creeper
  2. Swallowed by the Night
  3. I’ll Blow You a Kiss in the Wind 
(Tommy Boyce & Bobby Hart cover)
  4. I Love You All the Time
  5. Speaking in Tongues

 

PJ Harvey – 27 de Outubro – Coliseu de Lisboa

Polly Jean Harvey, regressa a Portugal após ter actuado e arrebatado o público do NOS Primavera Sound, no Porto. PJ Harvey actuará no Coliseu de Lisboa, no dia 27 de Outubro. PJ Harvey é considerada um dos nomes mais importante da história da música alternativa, consigo traz The Hope Six Demolition Project, o seu nono disco de estúdio, escrito e composto durante as suas viagens pelo Kosovo e pelo Afeganistão. É, portanto, um nome incontornável e que dispensa apresentações. Relembro que a última vez que actuou na capital foi em 2011, com dois concertos esgotados na Aula Magna. Ao vivo é sempre uma incógnita: na Aula Magna não me deslumbrou mas, segundo quem lá esteve, este ano deslumbrou o público do NOS Primavera Sound.

Setlist Provável

  1. Chain of Keys
  2. The Ministry of Defence
  3. The Community of Hope
  4. The Orange Monkey
  5. A Line in the Sand
  6. Let England Shake
  7. The Words That Maketh Murder
  8. The Glorious Land
  9. Medicinals
  10. When Under Ether
  11. Dollar, Dollar
  12. The Wheel
  13. The Ministry of Social Affairs
  14. 50ft Queenie
  15. Down by the Water
  16. To Bring You My Love
  17. River Anacostia
  • Encore:
  1. Working for the Man
  2. A Perfect Day Elise

 

The Kills – 3 de Novembro – Coliseu de Lisboa; 4 de Novembro – Hard Club, Porto

Os The Kills estão de regresso a Portugal! O duo americano de garage rock composto pelos carismáticos Alison Mosshart e Jamie Hince, dará concertos em Lisboa e no Porto. Virão apresentar o quinto disco de originais Ash & Ice, editado no mês passado e novamente com o carimbo da Domino Records.

Ao vivo, os The Kills são irrepreensíveis, entusiasmantes e verdadeiramente explosivos. Na última passagem pelo nosso país actuaram no palco secundário do então Optimus Alive, em 2012, e  partiram literalmente a loiça toda, levando ao rubro todos os presentes! A comunhão entre público e banda foi tanta que Alison chegou mesmo a emocionar-se, portanto se desta vez o concerto for no mínimo tão intenso tem tudo para se tornar memorável.

Setlist Provável

  1. No Wow
  2. U.R.A. Fever
  3. Kissy Kissy
  4. Hard Habit to Break
  5. Heart of a Dog
  6. Bitter Fruit
  7. Tape Song
  8. Impossible Tracks
  9. Black Balloon
  10. Baby Says
  11. Let It Drop
  12. Doing It to Death
  13. Whirling Eye
  14. Pots and Pans
  15. Monkey 23
  • Encore:
  1. That Love
  2. Siberian Nights
  3. Fried My Little Brains
  4. Sour Cherry

 

The Cure – 22 de Novembro – MEO Arena

Os ingleses The Cure regressam a Portugal para um concerto em nome próprio. A banda inglesa de gothic-rock, post-punk, formada no já longínquo ano de 1976, conta com treze álbuns na sua discografia, o último dos quais em 2008, ano em que precisamente os vi ao vivo pela primeira vez, no Pavilhão Atlântico. E não há muitas palavras para descrever os concertos dos The Cure, por isso utilizo apenas uma: brilhante!

Após alguns concertos inseridos em festivais, a mítica banda liderada pelo carismático Robert Smith estreia uma digressão, em nome próprio, no continente europeu. Serão 30 concertos, 17 países e 37 anos de carreira revisitados, havendo também espaço para algumas raridades e para alguns inéditos que serão tocados. Ao vivo, os The Cure são movidos a energia recarregável e inesgotável! Não esperem nada menos do que três horas de concerto, pelo menos três encores e uma entrega inesgotável! Em Portugal, o concerto está agendado para dia 22 de Novembro de 2016, na MEO Arena.

Setlist Provável

  1. Plainsong
  2. Pictures of You
  3. Closedown
  4. High
  5. A Night Like This
  6. Push
  7. In Between Days
  8. Friday I’m in Love
  9. Catch
  10. The Caterpillar
  11. The End of the World
  12. Lovesong
  13. Sleep When I’m Dead
  14. Just Like Heaven
  15. Jupiter Crash
  16. From the Edge of the Deep Green Sea
  17. Want
  18. The Hungry Ghost
  19. Prayers for Rain
  20. Disintegration
  • Encore:
  1. It Can Never Be the Same
  2. Burn
  3. One Hundred Years
  4. A Forest
  • Encore 2:
  1. Shake Dog Shake
  2. Fascination Street
  3. Never Enough
  4. Wrong Number
  • Encore 3:
  1. Lullaby
  2. Hot Hot Hot!!!
  3. The Walk
  4. Close to Me
  • Encore 4:
  1. The Lovecats
  2. Let’s Go to Bed
  3. Why Can’t I Be You?
  4. Boys Don’t Cry

Regresso no próximo mês, até não se esqueçam de ouvir boa música…

Click to comment

Mais Lidos

loading...
To Top