Entretenimento

Museu à beira Tejo e Sugestões Alternativas

loading...

O Verão já lá vai, o Outuno acabou de chegar e as sugestões que tenho para os que me seguem não param. Trago-vos algumas novidades, que vão fazer com que saia às ruas de Lisboa e que aproveite, com a família, amigos, ou até mesmo só tirar um tempinho para si mesmo, algumas destas ideias. Aproveito este momento mais introdutório para dar continuidade à inovação começada em Setembro: a de vos escrever de um determinado local da cidade. No mês passado, escrevi-vos do Miradouro da Nossa Senhora do Monte e, desta vez, desloquei-me para um Miradouro vizinho. É, daqui, durante este magnífico pôr-do-sol e tranquilidade emanada deste ambiente acolhedor, que vos escrevo.

Escondido à vista de todos, o Miradouro do Monte Agudo é um excelente spot se quiser fugir à confusão dos grandes miradouros, ou de outro local, de Lisboa. Aqui, pode beber um café ou um copo de vinho, passear o seu amigo de quatro patas ou, até mesmo, descansar, enquanto admira Lisboa, o Tejo e o entardecer alfacinha. Por se localizar nas traseiras de uma escola secundária (D. Luísa de Gusmão), este miradouro, durante algum tempo teve má fama, pois era um local de consumo de álcool e droga. Contudo, desde a sua requalificação, que a imagem deste miradouro mudou… e para melhor! O pequeno café com esplanada veio dar uma outra vida a este espaço: chamou jovens, turistas e até residentes, que passam algum do seu tempo a pôr a conversa em dia, a ler o seu jornal ou simplesmente a conviver. Convido-vos a vir passar um tempo neste agradável local, sentarem-se na esplanada ou nos bancos azulejados da cobertura que existe no local ou tentar descobrir pontos de interesse na cidade, olhando para o painel de azulejos presente, à semelhança daquele que existe na Senhora do Monte ou em São Pedro de Alcântara. Podem fazê-lo até as 22h, entre Outubro e Abril. O resto do ano podem usufruir deste espaço durante mais uma hora.

img_20160923_1901281

Sigamos, agora, para as sugestões que vos trago.

  • MAAT

maat-edp-foundation-first-phase-architecture-news-amanda-levete-lisbon-portugal_dezeen_2364_col_4-468x479Lisboa é sobejamente conhecida internacionalmente por, cada vez mais, conseguir aliar o seu passado histórico com as exigências do século XXI. O novo Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, gerido pela Fundação EDP, vem dar continuidade a essa ideia e disponibilizar ao público um espaço futurista onde convergem a ciência, a arte e arquitectura. Inserido, igualmente, no projecto de requalificação da frente ribeirinha, o novo museu junto ao rio Tejo, em Belém, aglutinou o antigo Museu da Electricidade (agora conhecido por Central Tejo) no seu campus museológico, um edifício industrial construído durante a primeira metade do século XX. Este novo espaço do MAAT já havia sido inaugurado em Junho deste ano, com quatro exposições. Mas só agora, no dia 5 de Outubro, é que o novo edifício de linhas futuristas, da arquitecta Amanda Levete, foi inaugurado, com 12 horas de concertos, workshops para os mais novos e, ainda, visitas guiadas. Tudo gratuito, de forma a dar uma experiência gratificante para todos os visitantes. E sê-lo-á, pelo menos, até Março de 2017. Por isso, não há desculpa para não ir visitar este novo museu lisboeta. Este novo espaço pretende dar “(…) um novo impulso cultural e paisagístico à cidade de Lisboa. A diversidade de programas e de espaços tornam-no num importante ponto no roteiro cultural da cidade. Uma proposta pensada para todos os públicos, para todas as idades”.

Horário: Aberto das 12h às 20h, encerrando às Terças, dia 25 de Dezembro, 1 de Janeiro e 1 de Maio

  • VINTAGE FESTIVAL

Continuamos junto ao rio e chegamos ao Parque das Nações. Na FIL, entre os dias 5 e 9 de Outubro, vai poder fazer uma viagem no tempo e regressar aos anos 20, 30, 40, 50 e 60 do século XX. O Vintage Festival vai na 3ª edição e é para todos aqueles que se identificam com a cultura vintage, bem como para curiosos. Vai haver gastronomia, música, moda, workshops, automóveis e motas, entre outras áreas de interesse relacionadas com esta temática.

Horário: Dias 5, 7 e 8 de Outubro – 14h às 22h; dias 6 e 9 de Outubro – 14h às 20h

Bilhetes: 5€ (desconto de 50% com cartão jovem, estudante ou sénior – maior de 65 anos)

vintage_1

  • LISBOA A SORRIR COM HERMAN JOSÉ E AMIGOS

Se tem andado saturado do trabalho e precisa de descontrair, esta sugestão é certa para si. Se é só fã incondicional do Herman José, então requere-se a sua presença no Largo da Luz, em Carnide. Herman José vem fazer rir os lisboetas num espectáculo onde a música e o humor se irão misturar num show que só o Herman sabe dar ao público. Para o ajudar, o humorista convidou Lenita Gentil e Gonçalo Salgueiro. Esta receita tem tudo para dar certo e, por isso, Herman e os seus amigos, vão ficar à sua espera no dia 8 de Outubro, pelas 21h30, para um espectáculo ao ar livre e gratuito.

14463023_555932507930791_193015536683960516_n

  • VEGANÁRIO FEST 2016

Atenção a todos(as) os(as) vegans, esta sugestão é para vocês. Também é para todos os curiosos ou pessoas que ainda desconhecem ou ainda não perceberam bem o que é a cultura vegan. E esta é uma óptima oportunidade para ficarem mais elucidados. O Veganário Fest está de volta em mais uma edição e, desta vez, será na Taberna das Almas, nos Anjos. Basicamente, este evento é uma feira vegan onde poderá fazer refeições vegan, assistir a concertos de música, palestras, debates e workshops. São dois dias de feira (15 e 16 de Outubro), a começar às 11 horas, e que não tem custo de bilhete. Se quiser, no primeiro dia, experimentar uma sessão de meditação e comer um pequeno-almoço, então aí terá de pagar 10€ e inscrever-se para o e-mail [email protected] No dia seguinte, poderá ir fazer uma aula de Yoga gratuita com a Professora Yuliya Urbanska, podendo inscrever-se através do e-mail [email protected] Se quiser saber mais sobre a programação pode ir ao facebook oficial do evento, está lá tudo!

Horário: 15 de Outubro – 11h às 23h; 16 de Outubro – 11h às 20h

Bilhete: Gratuito

picture

2 Comments

Mais Lidos

loading...
To Top