Desporto

FIFA: Corrupção Origina Demissão de Blatter

loading...

A última semana tem sido muito agitada no mundo do Futebol, mais concretamente no que diz respeito à FIFA. Numa semana em que estavam marcadas eleições no organismo Internacional do Futebol, recebemos a noticia de que Luís Figo anunciara a sua desistência a poucos dias das eleições acusando o organismo de “práticas pouco transparentes”. Perante a mais que provável reeleição de Joseph Blatter como Presidente da FIFA é noticiado que vários dirigentes da FIFA tinham sido detidos na Suíça a pedido da justiça norte-americana (que solicitou a sua extradição para que fossem julgados por corrupção). As detenções foram levadas a cabo pela polícia suíça, no luxuoso hotel Baur au Lac, nos Alpes, onde os dirigentes se reuniam para o seu encontro anual.

Fifa

Aquando as detenções foram colocados lençóis para afastar a imprensa

De acordo com uma nota divulgada pela justiça suíça, foram detidas seis pessoas que, alegadamente, receberam milhões de dólares em subornos. Entre estes suspeitos estão: Jeffrey Webb (das Ilhas Cayman) Vice-Presidente da FIFA; Eugenio Figueredo (do Uruguai) Membro da Comissão Executiva, e que até Março, era Presidente da Associação de Futebol da América do Sul; Jack Warner (de Trinidad e Tobago) um Ex-Vice-Presidente da Fifa, que abandonou o desporto em 2011 depois de uma investigação sobre compra de votos e Eduardo Li (da Costa Rica).

Entretanto, nas ditas eleições, sem nenhuma surpresa Joseph Blatter foi reeleito Presidente da FIFA, depois do príncipe Ali bin Al Hussein (da Jordânia) ter abdicado de ir a votos na segunda volta.  Na primeira ronda, Blatter teve 133 votos e Hussein 73 sendo que houve três votos nulos. Blatter ficou, assim, muito perto de ganhar à primeira volta: ficou com mais 60 votos que o seu opositor e a apenas sete de garantir os dois terços. Deste modo, Blatter nem precisou da segunda volta, porque Hussein retirou-se da corrida antes. Resta dizer que há 209 federações associadas à FIFA, todas com direito de um voto. A votação é feita por ordem alfabética existindo duas mesas de voto.

Hoje o Presidente da FIFA, Joseph Blatter, quando tinha sido reeleito para o cargo há apenas quatro dias, demitiu-se do cargo. O suíço, de 79 anos de idade, e Presidente do organismo que tutela o futebol a nível mundial desde 1998, não resistiu aos inúmeros escândalos de corrupção.

Luís Figo

Foi ainda anunciada a realização de um congresso extraordinário, a realizar no mais curto período possível, para a escolha do seu sucessor. Blatter anunciou ainda que não será candidato dizendo, inclusive, que pedirá para que os estatutos sejam mudados, de forma a evitar que um dirigente permaneça tanto tempo no poder quanto ele. O suíço é oitavo Presidente da FIFA, tendo sucedido ao brasileiro João Havelange.

Actualmente já há quem defenda um Mundial à margem da FIFA, nomeadamente John Whittingdale, Secretário de Estado dos Desportos do Reino Unido. Whittingdale defendeu que a organização de um Mundial de futebol alternativo, à margem da FIFA: “seria possível com um acordo forte entre aliados na Europa”.

Para já o português Luís Figo e o actual Presidente da UEFA, Michel Platini, são os nomes mais apontados ao cargo que, por enquanto, ainda pertence a Blatter.

Click to comment

Mais Lidos

loading...
To Top