Últimas

E o Pintinho Piu…E o Paulinho Fiuuu…

loading...

Ora sejam muito bem-vindos à mais recente crónica do Magazine Mais Opinião, “C’um catano!”. Esta será a crónica mensal que irá mudar radicalmente a sua vida. Ou pelo menos o dia de hoje, visto que muito dificilmente o leitor irá ter vontade de voltar a ler um texto meu, tal não é o amontoado de parvoíces que se seguirão…

Hoje irei falar-lhe sobre uma pessoa por quem nutro um carinho muito grande (eu e mais 6 milhões de Portugueses). Um tipo que sabe como conquistar o coração de um gajo. Um tipo que vem assim de mansinho e, mal damos por ele, já está cá dentro! Atrevo-me até a dizer que ele é um daqueles tipos que cresce dentro de nós… (Hum?! Cresce dentro de nós?!) Sim, cresce dentro de nós, mas no sentido carinhoso atenção! Não se ponham já a pensar em porcarias, ok?

Pergunto-me, porque terá ele tem este efeito em mim?

– Será por ele ser oriundo Nampula, uma terra que sempre quis visitar? (Para quem não sabe, Nampula é uma província de Moçambique que fica entre Namsalta, Namfoge e Namcorre… AH! AH! AH! Ok. Foi mau… Prometo que não voltarei a fazer tal trocadilho…);

– Será por ele ter sido jogador no Barreirense, o grandioso clube de futebol cá da zona?

– Ou será porque ele ajudou bastante o Benfica este ano?! Hum… É capaz de ser mais esta!

E então? Já sabe a quem me refiro? Isso mesmo! Paulo Fonseca, o ex-treinador do Futebol Clube do Porto.Aquele grande filho de Nampula, a terriola moçambicana que mais famosos viu nascer… Entre eles:

– Carlos Queirós – ex-seleccionador nacional do Irão;
– Abel Xavier – ex-futebolista/ ex-treinador/ ex-marido e futuro ex-islâmico (também conhecido como Faisal – “A linda loira muçulmana”);
– Jorge Tadeu – O fundador da Igreja Maná. (AHH, pois é! Mal ouviu falar em Jorge Tadeu pensou logo no tipo da novela “Pedra sobre Pedra” que, após ter falecido, aparecia todas as noites para dar um pouco de “amorrrr” às senhoras lá da terra, não foi? Seu taradão!)
– E a bebé recém-nascida que recentemente foi capa dos jornais por ter sido abandonada num caixote do lixo pela mãe…
Agora, olhando bem para a lista de pessoas que nasceram nesta terriola, estava-se mesmo a ver que o futuro do Paulo Fonseca não iria ser muito promissor…

Carlos

Ora portanto… Primeiro, temos Carlos Queiroz, um seleccionador cujos dotes futebolísticos apenas lhe permitem ter sucesso num país onde há quase tantos homens a jogar na selecção de futebol feminina como na selecção masculina;

Abel Xavier, um fulano cujo maior feito no mundo do futebol pode ser comparado com a inauguração de um salão de cabeleireiro da Lúcia Piloto;
Jorge Tadeu, o tipo que inventou a Igreja Maná (e nem me vou atrever a fazer piadas sobre esta seita. Ups… Religião! Não vá algum de vocês fazer parte deste grupo.);
E uma criança cuja mãe a abandonou sabe-se lá bem porquê…
Olhem que sinceramente… Não deve ser fácil ser-se um filho de Nampula!

Mas adiante… Eu estou aqui é para falar sobre a injustiça que cometeram sobre o Paulo Fonseca e não sobre a vida de terceiros…
O F.C.P. contratou o homem por ter conseguido colocar o Paços de Ferreira em 3º lugar o ano passado. Este ano ele consegue o mesmo feito ao F.C.P. e o que é que o Pinto da Costa lhe faz? Despede-o! Não há condições… Se por acaso ele tivesse colocado o Porto em 1º ou 2º eu ainda percebia. Agora assim?! Estando na mesma posição onde estava o ano passado no final do campeonato?! Não se compreende…

Para quem acompanha os jogos de Futebol, sabe que para o Futebol Clube do Porto perder pontos é uma coisa extremamente difícil. Entre “luvas”, “fruta”, apitos de diversa cores, e uma ou outra brasileira à mistura, é certo e sabido que a equipa comandada pelo Pinto da Costa sairá vencedora. Por isso, há que ver que a capacidade de Paulo Fonseca perder jogos, mesmo existindo tantos “incentivos” para ganhar, é algo que deve ser valorizada. São esforços destes que se deve ter em conta quando se contrata um treinador deste gabarito, meus amigos. Muito sinceramente não sei se o Marco Silva (actual treinador do Estoril e tão falado para substituir Paulo Fonseca) será capaz do mesmo…

Resta-me apenas desejar as maiores felicidades ao Paulo Fonseca. Espero que ele encontre rapidamente um novo clube para treinar (o Barreirense está a procura de um novo treinador) e que o F.C.P. seja forte e consiga-se aguentar em 3º. (Nem que para isso tenham de pedir ao Quaresma para roubar uns quantos pontos…)

FCP

Nota: Se por ventura, para a semana, não encontrarem a minha crónica no próximo Magazine Mais Opinião procurem-me no fundo do Douro, seguramente estarei por lá junto a dois ou três árbitros e uma ou outra ex-mulher do Pintinho. EH! EH! “C’um Catano!”

Artigo de Gil Oliveira

Click to comment

Mais Lidos

loading...
To Top