Entretenimento

David Letterman: O Adeus do Mito dos Talk- Shows

loading...

Na passada quarta-feira, dia 20 de Maio, uma das maiores referências da televisão norte-americana disse adeus, definitivamente, ao programa que fazia desde 1993. Estou a falar, claro está, de David Letterman. E o Ideias e Opiniões não podia ficar de fora deste acontecimento.

Letterman era mais do que um mero apresentador, o que se percebe devido às várias homenagens que lhe foram feitas por figuras tão conhecidas como Conan O’Brien, Jimmy Fallon ou ainda Jimmy Kimmel. David Letterman é uma das maiores figuras do audiovisual americano. Foi o primeiro apresentador do Late Night na NBC, explorando, assim, um horário que até à então (1982) não era explorado, fazendo um talk-show extraordinário com os melhores convidados.

O seu legado já era enorme quando, passados 11 anos, passou o lugar a Conan O’Brien para conduzir aquele espaço. Até hoje, o Late Night da NBC foi ocupado apenas por quatro apresentadores, Letterman (de 1982 a 1993), O’Brien (de 1993 a 2009), Fallon (de 2009 a 2014) e Seth Meyers (desde 2014). Ao ter conduzido tanto o Late Night na NBC, como o Late Show na CBS, durante mais de 30 anos, David Letterman passou o recorde de Johnny Carson, como o apresentador de talk-shows há mais tempo na televisão. E esta marca não está ao alcance de qualquer um.

Late Show with David_Letterman

Mas voltemos ao Late Show. O primeiro episódio estreou a 30 de Agosto de 1993 e era produzido pela empresa de Letterman, chamada Worldwide Pant Incorporated e pelos estúdios televisivos da CBS. Como é sabido todos os programas de talk-show americanos costumam ter uma banda residente. A Orquestra da CBS era a banda residente do Late Show, com Paul Shaffer como líder da banda e também director musical. Mas o programa não fica completo só com um apresentador, equipa de produção e música. Precisa também de escritores e o principal escritor era Matt Roberts. Porém, falta mais um elemento neste programa, que é o locutor/voz off e, no caso do Late Show, esse lugar é de Allan Kalter.

Este programa recebeu vários prémios e distinções. Em 2002, a revista americana TVGuide considerou o Late Show com David Letterman um dos 50 melhores programas de televisão de sempre. O programa de Letterman ficou em 7º Lugar, apenas atrás de Seinfeld (1º Lugar), I Love Lucy (2º Lugar), The Honeymooners (3º Lugar), Uma Família às Direitas (4º Lugar), Os Sopranos (5º Lugar) e o 60 Minutos (6º Lugar). No top 10 ficaram ainda a série Os Simpsons (8º Lugar), The Andy Griffith Show (9º Lugar) e a fechar esta classificação ficou Saturday Night Live (10º Lugar).

E quanto aos Emmys? Pois bem, o Late Show de David Letterman tem um número incrível de 16 nomeações seguidas para a categoria de Ilustre Série de Variedade, Música ou Comédia, tendo ganho 6 vezes. Em 1993-1994, 1997-1998, 1998-1999, 1999-2000, 2000-2001 e em 2001-2002. Já no Late Night da NBC, Letterman arrecadou 5 Emmys, na categoria de Ilustre Escrita de Programa de Variedade, Comédia ou Música. Foi nos anos de 1982-1983, 1983-1984, 1984-1985, 1985-1986 e 1989-1990.

David Letterman Emmy 1987

No decorrer dos dois programas, Late Night e Late Show, David Letterman conseguiu a espantosa marca de 26 nomeações consecutivas para os Emmys. Dez no Late Night e dezasseis no Late Show.

late night with david letterman

Vamos agora até ao Late Night, durante o período em que Letterman apresentou este programa da NBC. Letterman começou na NBC antes de apresentar o Late Night, ele era o rosto de um programa da manhã, que foi cancelado em 1980, após 18 semanas no ar, mas David ainda era relevante aos olhos do presidente da empresa, Fred Silverman, que lhe deu 20 mil dólares por semana durante um ano para apresentar algumas vezes o Tonight Show de Johnny Carson. E em 1981, Carson e a NBC chegaram a um acordo para um novo contrato que garantia ao apresentador, direitos sobre o que vinha a seguir ao Tonight Show. E a 9 de Novembro de 1981, a empresa de produção de Carson e a empresa de produção de Letterman chegam a acordo para que fosse criado o Late Night de David Letterman, que iria para o ar no início do ano de 1982.

Como é sabido, quando os apresentadores dos talk-shows decidem ir-se embora é preciso escolher um substituto. E quando o mentor de Letterman, Jimmy Carson saiu do Tonight Show da NBC, ele queria que fosse Letterman a substituí-lo, era, aliás, o que fazia sentido. David estava no Late Night do mesmo canal e seria o candidato óbvio à sucessão. Porém, quem mandava no canal decidiu de outra maneira. A NBC escolheu Jay Leno para apresentar o Tonight Show e claro, Letterman decidiu então sair daquele canal e ir para outro, a CBS, onde apresentou o Late Show até à passada quarta-feira.

Todavia esta foi apenas a primeira vez em que a NBC ‘meteu água’. Recentemente (2009), Leno abandonou o Tonight Show e, a NBC decidiu não cometer o mesmo erro, escolhendo então Conan O’Brien para sucessor. Conan era o apresentador do Late Night. E pergunta o leitor, então onde é que a NBC errou dessa vez? É que Leno decidiu voltar com a palavra atrás e o canal decidiu devolver-lhe o lugar no Tonight Show, sem se preocupar com Conan e com as consequências. E nessa altura, David Letterman apoiou Conan, criticando Leno e a NBC pelas suas posturas.

David Letterman tinha um estilo muito peculiar na sua maneira de conduzir entrevistas. Usava, com frequência, o sarcasmo e a ironia, para brincar com os convidados e tornar as entrevistas mais interessantes e isso deu origem a entrevistas marcantes. Em ambos os programas apresentados por Letterman durante os 33 anos de apresentador, houve vários convidados que deixaram marca nas suas passagens, quer pelo Late Night, quer pelo Late Show: Madonna, Cher, Joaquin Phoenix, Drew Barrymore, Paris Hilton, Bill Murray, Robin Williams, Tina Fey, Barack Obama ou ainda Bill Clinton.

Embora David Letterman tenha passado à reforma, o Late Show vai ter continuação. E a escolha foi arrojada, dado que será Stephen Colbert, que apresentava o Colbert Report e antes fez parte do Daily Show, sendo um dos colaboradores mais importantes.

Letterman

Mas, a verdade é que eu não era espectador assíduo do programa de David Letterman, contudo, dou-lhe todo o mérito e deixo-lhe o meu agradecimento pelo que fez na televisão. Porque, embora eu não fosse espectador assíduo, sou apreciador e espectador frequente de outros programas de talk-show com apresentadores que aprenderam muito com Letterman e com o que ele fez durante o tempo em que esteve à frente de programas de talk-show. E deixo o meu obrigado, porque sem Letterman, não existiriam comediantes e apresentadores de talk-show como Conan O’Brien, Jimmy Fallon, Ellen DeGeneres, Jimmy Kimmel, Seth Meyers. Citei estes porque são dos meus preferidos e a verdade é que, sem Letterman, eles não seriam o que são hoje e isto não sou só eu a dizer, são os próprios. Por isso Dave, o meu Muito Obrigado!!

Deixo em baixo o último episódio do Last Show com David Letterman:

https://www.youtube.com/watch?v=S9tiQWyaT3c

Click to comment

Mais Lidos

loading...
To Top