Entretenimento

“The Simpsons”, A Prever O Futuro Há 28 Anos!

loading...

É de facto incrível pensar em tudo o que os Simpsons já previram não é? Ainda mais incrível pensar que está a caminho dos 30 anos! É a série animada mais antiga ainda no ar. A chave para este sucesso? Boas doses de sarcasmo sempre em sintonia com a atualidade. Bem-vindos a uma crónica bem disposta sobre os Simpsons.

Confesso, já tinha saudades de escrever para si. Esta é a minha primeira crónica deste ano, por isso aproveito para desejar a todos quantos nos leem um 2017 recheado de coisas boas e muitas gargalhadas. Sei que isto soa estranho porque já estamos a meio de Fevereiro, que ironicamente até é o mês mais pequeno do ano, mas não podia deixar de o fazer.

Cabe-me a mim falar-lhe sobre a família amarela mais famosa dos ecrãs, mestria do criador Matt Groening. Quando eu nasci, já os Simpsons faziam gargalhar os meus primos. Conquistaram-me e acredito que, no futuro, também os meus filhotes irão rir a bom rir porque é uma série sem fim à vista, tem tudo para dar certo.

Para além de serem a representação de uma família perfeitamente imperfeita, são o espelho daquilo que vivemos no nosso dia-a-dia. Temos o Homer, um apaixonado pela cerveja, a barriga não esconde esse amor, e que dá dores de cabeça à esposa Marge, que tem um cabelo azul que mais parece um arranha-céus. Homer e Marge têm três filhos, um cão e um gato, ah, e o avô… É uma casa cheia de vida em Springfield. Bart é o eterno adolescente rebelde e que, tal como o pai, dá dores de cabeça a Marge. Lisa, é o génio e que enche todos de orgulho com as conquistas e bons resultados na escola. Temos ainda a doce Maggie, a bebé.

Não podemos esquecer todas as outras personagens emblemáticas, como Mr. Burns, o palhaço Krusty, Apu, a família Flanders ou até mesmo o polícia guloso Lou.

Apesar de terem parado no tempo, pois ninguém envelheceu após todos estes anos, a série parece uma verdadeira bola de cristal, tendo já previsto todo o tipo de acontecimentos e estando sempre atenta ao que se passa no mundo. Até já o nosso Cristiano Ronaldo teve direito a aparecer num episódio.

Acredita que a atuação de Lady Gaga no intervalo da edição deste ano do Super Bowl foi assustadoramente idêntica a um episódio de 2012?

Em 1992, as selfies, as famosas selfies que são a marca do século XXI; em 1994, o escândalo da carne de cavalo que surge na realidade em 2013 e as câmaras “Go-Pro”; em 1995 os “Smartwatches” e as vídeo-chamadas; em 1997 o vírus do ébola; em 2005, as impressoras 3D.

E quem diria que tinham previsto a vitória de Donald Trump? É verdade, aconteceu num episódio de 2000, uma previsão lamentada pelos criadores da série.

“The Simpsons” são um caso de sucesso mais do que confirmado. Tivemos direito a uma longa-metragem em 2007, há vídeojogos e merchandising de todo o tipo e feitio.

Então e o tema inicial e a banda sonora? Tem razão, não posso terminar esta crónica sem falar disso. O genérico fantástico que nos fica no ouvido e tantas outras músicas de fundo são obra de Danny Elfman, um compositor exímio. Recomendo vivamente que pesquisem mais sobre a carreira de Danny, porque vai surpreender-vos.

Para refletir… Que mais terão os Simpsons previsto e que ainda não aconteceu?
Voltamos a encontrar-nos em breve por entre linhas e sorrisos,
Margarida Gaspar

Click to comment

Mais Lidos

loading...
To Top