Mundo

Também há um “Dia Mundial dos Correios”?

loading...

Sejam muito bem-vindos, caríssimos leitores!

Encontro-me de volta e espero apresentar-vos, mais regularmente, de novo os meus textos, sejam eles dedicados a sugestões de cariz cultural, sobre o que poderá fazer por Lisboa, ou sobre temáticas a que a minha pessoa seja desafiada a escrever. A crónica de hoje resulta de um desafio a mim colocado, meio a brincar meio a sério, mas que achei graça e aceitei de bom grado. De facto, a temática está, de certa forma, ligada a mim, profissionalmente falando, e depois porque confesso que desconhecia a existência deste pequeno mas importante evento. Ah mas tu sabias que os Correios tinham dedicado um Dia Mundial só para eles? Olha, eu não, mas fui pesquisar no sentido de saber mais sobre o assunto e é este o tema que vos trago hoje.

Primeiramente, não nos podemos esquecer de uma coisa. A acção de comunicar, entre dois ou mais indivíduos, através de longas distâncias, tem muito, mas muitos e longos anos. A mais característica e talvez das mais antigas, seja mesmo a “Carta”, onde o remetente (aquele que envia) escreve uma mensagem ou conjunto de várias mensagens e envia-a ao destinatário (o receptor da mensagem). Ainda hoje em dia, já num mundo digitalmente formatado, há quem dê uso a este meio mais tradicional, mas também mais demoroso, de comunicar. São gostos, não é verdade?

Mas porque se comemora o Dia Mundial dos Correios? Pois bem, este evento foi criado no dia 9 de Outubro de 1969, durante o Congresso Anual da União Postal Universal, em Tóquio, quando a delegação indiana propôs a instauração das festividades que, de alguma forma, celebrassem a importância dos serviços postais, bem como da fundação na Suíça, a 9 de Outubro de 1874, da “União Postal Universal”. Esta foi uma reunião internacional onde se juntaram cerca de 22 Estados, Portugal incluído, criando assim as bases de uma organização internacional que revolucionaria a forma como se comunicava a nível global. Desde 1948, a “UPU” é uma agência filiada à Organização das Nações Unidas.

Várias iniciativas são realizadas mundialmente e a nível nacional para se comemorar o Dia Mundial dos Correios sendo, entre elas a eleição da melhor carta do ano, escrita por um jovem, sendo a mesma premiada no dia das comemorações.

Em Portugal, a empresa responsável pelos correios é “CTT – Correios de Portugal”. O serviço postal no nosso país tem mais de 500 anos de existência, quando no Século XVI foi criado o primeiro serviço de correio público. Podemos então imaginar, homens a cavalo percorrendo milhares de quilómetros todos os dias, distribuindo cartas, fomentando e desenvolvendo o serviço postal português. É daqui que o logótipo dos CTT advém! Engraçado, não? Contudo, os CTT – Correios de Portugal atuais são um produto de fusão de várias empresas ligadas aos serviços postais que se foram criando e desmantelando desde o Século XIX.

Meus amigos, assim me despeço, regressando brevemente com outra crónica para vosso regalo. A todos vós, desejo os votos de excelentes leituras e de bons passeios por Lisboa. A Cidade agradece!

 

Click to comment

Mais Lidos

loading...
To Top