Entretenimento

“De Sol a Sol” – Não Há Hip Hop Como Este

loading...

Uma das forças motrizes do Ideias e Opiniões sempre foi, e sempre será no que depender de nós, “dar espaço, e palco, a quem o merece”. Estejamos nós a falar dos cronistas que compõem esta equipa ou dos temas e projectos que eles destacam é certo que este princípio se aplica. E esta é mais uma crónica em que um pequeno-grande tesouro nacional é destacado. Goste, ou não, de Hip Hop apostamos que ficará conquistado pelo projecto “De Sol a Sol”, não é assim Margarida?

É sim! Esta é uma série documental, que nos mostra o outro lado do Hip-Hop, em todas as vertentes. A ideia é mesmo essa, mostrar às pessoas que o Hip-Hop é sério e que tem muitas coisas boas. Ao longo de quatro episódios somos convidados a entrar na vida, e na rotina, de nomes como Bispo, Holly, B-boy Jordan e Dj X-Acto. É esta abordagem pessoal e directa que distingue o “De Sol a Sol” de muitos outros projectos semelhantes. Tanto eu como o Bruno Neves recomendamos esta série! Eu fiquei rendida, e com vontade de ver, e saber, mais!

Aliás, para mim a cultura do Hip Hop até conhecer os mentores do projeto “De Sol a Sol” era um mundo desconhecido e que não tinha, admito, curiosidade em conhecer. Porquê? Perguntam bem. Tal como eles próprios acabam por nos explicar na entrevista, é um universo muito rotulado, com muitos preconceitos à volta, e os mais céticos, como eu, deixaram-se influenciar por isso, deixando de lado o Hip-Hop, não lhe dando sequer uma segunda oportunidade para se apresentar, para nos surpreender.

E foi isso que este projeto conseguiu, surpreender-me: mostrou-me que estava redondamente errada sobre esta cultura, e que já há muito tempo lhe devia ter dado uma oportunidade!

A entrevista que encontram abaixo foi realizada a meias e teve o privilégio de passar em dois programas de rádio distintos: o “Mais Do Que Palavras”, da Margarida Gaspar e o “Kota” que é da minha autoria, Bruno Neves. Ambos os programas são semanais e pertencem á grelha de programação da Rádio Voz de Alenquer (contando o primeiro com cinco anos de vida e o segundo com quase oito!), uma rádio local com talento e amor para dar e vender a quem a queira ouvir.

Para ser sincero no exacto momento em que ficámos a saber da existência deste projecto surgiu uma vontade incontrolável de o conhecer melhor. Por entre alguma curiosidade, uma boa dose de pesquisa e preparação, e muita ansiedade, surgiu então esta entrevista. Enquanto dupla fizemos história: esta foi não só a nossa primeira entrevista a meias como também a nossa estreia à conversa com os mentores de um documentário de Hip Hop. A pressão era muita mas o desafio foi superado com sucesso!

Podem, e devem, seguir este projecto lusitano no Facebook, no Instagram, no Youtube e apoiá-lo no Patreon, garantindo não só que não desaparece como que vai crescer e evoluir para algo ainda mais ambicioso e grandioso!

Queremos deixar um agradecimento especial aos três membros do “De Sol a Sol” (Alexandra Oliveira Matos, Luís Almeida e Vasco Clotter) que tão bem nos receberam. Foi uma entrevista descontraída, acompanhada de chá, tarte flan, muitos sorrisos, um cenário envolvente e um gato simpático. “De Sol a Sol”, é uma lição para todos nós. Não devemos julgar alguém, ou algo maior como uma cultura, sem a conhecer melhor.

Parabéns a este projecto, feito com amor e muita dedicação, é isso que vai poder ver em cada episódio, os resultados de muitas horas de trabalho e entrega. Porque o segredo… é fazer tudo com amor! Dêem uma oportunidade ao Hip Hop português, vejam a série “De Sol a Sol” e façam-nos chegar o vosso feedback!

Click to comment

Mais Lidos

loading...
To Top