Entretenimento

Saint Patrick’s Day, uma tradição Irlandesa.

loading...

Para o famoso Sapo Cocas, ou Kermit, the frog, como gostar mais de o chamar, este é o único dia em que é fácil ser-se verde. Pudera, é a cor que marca a efeméride.

E os Marretas têm uma forma peculiar de referi o Saint Patrick’s Day:

Mas do que estamos a falar? É que esta é uma tradição que, por estranho que pareça, não virou moda cá em Portugal. Sim, porque até ao Haloween queremos brincar.

Arrisco dizer que o Dia de São Patrício, vulgarmente conhecido como Saint Patrick’s Day, está para a Irlanda como o nosso dia 13 de Maio, o dia de todos os santos, ou qualquer outro dia que marca o calendário religioso. E começou por ser isso mesmo, em pleno século XVII, um marco religioso. Depressa evoluiu, traduzindo-se numa variedade de festivais, celebrações, paradas, comida especial, danças e… é claro… VERDE! VERDE em todo o lado! É celebrado anualmente a 17 de Março e, o objetivo é honrar o Saint Patrick, patrono Irlandês.

Sabe quando e onde foi feita a primeira parada? Eu conto. Foi em 1762, nos actuais Estados Unidos, quando os soldados ao serviço militar inglês marcharam por Nova Yorque.

Então, mas… quem foi São Patrício? Pois bem, a história diz que terá nascido no ano 387 depois de Cristo na Grã-Bretanha. Mais tarde, no ano de 403, tinha ele 16 anos, foi raptado e mandado para a Irlanda para ser escravo. Acabaria por fugir 6 anos depois. Acreditava-se que Saint Patrick’s veio ao mundo para espalhar a palavra de Deus e, por isso, regressou à Irlanda.

Durante um ano, de 434 a 435, teve reconhecimento do seu sucesso ao converter muitos Irlandeses ao Cristianismo… e mais… não vai acreditar, mas Saint Patrick’s batizou, 12 mil pessoas num só dia perto de Killala. A sua morte marcou os anos 400. Já agora, sabe qual é um dos métodos de evangelização de Saint Patrick’s? O uso de um trevo de três folhas.

Vejamos agora números que, por certo, desconhecia… Graças a esta data, nos últimos 100 anos perto 650 mil bebés foram chamados de Patrick. Sim, leu bem 650 mil… Que mais? Perto de 122 milhões de americanos dizem celebrar o Saint Patrick’s Day, representando assim 39% da população.

É um dia em que 83% revelam vestir algo verde, 34% dizem que confecionam uma refeição especial, 31% vão a uma festa e 25% decoram o local de trabalho ou/e a própria casa.

Números, números e mais números. Pode descobrir mais alguns dados curiosos sobre o Saint Patrick’s Day neste quadro, acredite que alguns dos factos são bem curiosos.

Voltamos a encontrar-nos em breve, por entre linhas e sorrisos.

Margarida Gaspar

 

1 Comment

Mais Lidos

loading...
To Top