Política

Rodésia: Um dos Últimos Impérios Coloniais Europeus em África

loading...

Passaram ontem 41 anos que ocorreu o 25 de Abril. O fim de um dos últimos impérios coloniais Europeus no Continente Africano. No caso, o império colonial português. Mas, hoje não iremos falar de casos portugueses, iremos falar sim, do caso do império colonial inglês que ficou conhecido como Rodésia (da qual podem observar um selo oficial na imagem de destaque colocada entre o título e o início desta crónica). Na perspectiva de se perceber o que foi e como surgiu um dos regimes mais opressores em termos raciais da nossa História enquanto humanidade.

Rodésia para além de ser uma raça de cães, é igualmente, o nome de uma antiga região do sul de África, colónia inglesa que depois da sua independência formou o actual Zimbábue (Rodésia do Sul) e a actual Zâmbia (Rodésia do Norte). O nome era uma homenagem a Cecil John Rhodes, um administrador colonial britânico de 1853 a 1902. Já falamos de Rhodes no artigo do mês passado, quando se abordou o mapa cor-de-rosa.

Tudo começou, quando decorria o ano de 1888, Cecil Rhodes obteve a concessão dos direitos minerais daquela zona do Continente Africano, que se torna assim, uma zona de influência britânica. Em 1895, administrada pela Companhia Britânica da África do Sul, é formalmente nomeada Rodésia do Sul em homenagem a Rhodes, como já referido no paragrafo anterior.

rodesia

No ano de 1923, a Rodésia do Sul é anexada pelo Reino Unido. Nunca foi administrada diretamente por Londres, mas esta, sempre manteve o direito de intervir nos assuntos locais. No ano de 1953, a Rodésia do Sul junta-se à Rodésia do Norte e à Niassalândia (actual Malawi), para procurar reunir recursos e mercados. A federação foi dissolvida no final de 1963 e a Rodésia do Norte e a Niassalândia tornam-se os estados independentes de Zâmbia e do Malawi em 1964. O Primeiro-Ministro Winston Field, acusado de não ser capaz de obter a independência da Rodésia do Sul é substituído pelo seu vice, Ian Smith, que defendia os interesses da comunidade branca de sul africanos bôeres (descendentes da Alemanha, Dinamarca e Holanda) e britânicos. Ian Smith declara a independência da Rodésia, um estado de reconhecimento limitado, onde um regime semelhante ao apartheid sul africano irá existir até 1979.

Robert Mugabe

Robert Mugabe

Finalmente, em 1980, um governo representativo da maioria dos zimbabuanos, liderado pelo oposicionista Robert Mugabe assume o poder. Boa parte da comunidade branca deixou o país ao longo dos anos, e Mugabe consolidou-se no poder, tornando-se num dos maiores ditadores da História. No início do século XXI, o Zimbábue ainda permanece sob o controlo de Mugabe.

Click to comment

Mais Lidos

loading...
To Top