Portugal

O Regresso às Aulas

loading...

Setembro é, um pouco por todo o lado, conhecido como o mês do regresso às aulas. Multiplicam-se as montras com material escolar, as promoções, a procura pelos manuais… Mas o regresso às aulas não é só sobre as compras próprias e necessárias desta época.

Há muito mais que é preciso relembrar, quer agora, quer durante o ano lectivo e que, por vezes, fica um pouco para trás perdido na confusão do dia a dia.

Nova Rotina

Talvez no primeiro dia não seja tão difícil, afinal o entusiasmo é um excelente amigo nestas horas. Mas, mais cedo ou mais tarde, acordar cedo vai acabar por ficar difícil e é melhor estar preparado. Comece a redefinir a rotina das crianças uns dias antes, aproximando o mais possível as horas de acordar, deitar, das refeições e dos banhos.

Não se esqueça também dos habituais trabalhos de casa. Se o seu filho tinha trabalhos de casa para as férias reveja-os com eles, veja se estão todos feitos ou se precisam de ajuda. Muitas crianças costumam deixá-los sempre para o fim. É aconselhável também incluir os trabalhos de casa na rotina diária da família, pois eles vão estar lá durante todo o ano lectivo. Tente tornar a hora de os fazer em algo divertido e não num fardo para as crianças e crie um pequeno espaço de estudo para eles em casa, algo agradável mas afastado de possíveis distracções como a televisão ou o computador.

Não se esqueça também de preparar esta nova rotina no que ao guarda-roupa diz respeito. Veja o que já não serve e compre o que fará falta, lembre-se de que o frio está quase aí e é muito mais fácil vestir os miúdos de manhã se a roupa certa já estiver ali à mão.

Alimentação

Não se esqueça, também, de assegurar aos seus filhos um bom pequeno-almoço antes de sairem para as aulas. É essencial para um bom desempenho. Se também lhes prepara em casa os lanches ou mesmo o almoço, tente que mantenham uma alimentação saudável. Evite refrigerantes e produtos muito açúcarados e nunca, mas mesmo nunca, inclua pacotinhos de açúcar na merenda! Se tiver dúvidas se deve ou não enviar algum alimento, pode sempre ler a lista de ingredientes. Saiba que eles aparecem por ordem de quantidade ou seja quando o açúcar é um dos primeiros da lista é porque é muito. Não se esqueça de enviar fruta e algum snack mais saudável. Há imensas receitas pela internet.

Estima-se que, em Portugal, uma em cada 3 crianças tem excesso de peso. Isto é mais grave do que parece. Actualmente, já se conhecem casos de crianças bastante novas com colesterol, tensão alta e problemas que habitualmente se associam a pessoas bem mais velhas.

Cuidados no caminho para a escola

Se o seu filho for a pé, planeie o percurso para a escola ou para a paragem de metro/autocarro. Leve-o a fazer esse percurso, antecipadamente, e ensine-o que não deve falar com estranhos ou fazer desvios para parques, terrenos ou outros locais. Ensine-lhe a respeitar os sinais de trânsito e as passadeiras e a ter cuidado extra quando chove.

Se for levar o seu filho de carro não se esqueça de usar as cadeiras adequadas para cada idade e de porem os cintos de segurança.

Cuidado com o Bullying

Separe um tempo para se sentar com os seus filhos, individualmente, e tentar perceber o que sentem com o novo ano lectivo que se aproxima. Se eles lhe parecerem mais nervosos do que seria de esperar, isso pode ser um sinal de alerta. Lembre-se que ao contrário do que muitos pais pensam, eles não lhe contam tudo.

Ensine-os que algumas atitudes estão erradas e explique-lhes que devem denunciar, caso sejam alvos ou presenciem uma situação assim. Se perceber que o seu filho ameaçou ou agrediu outra criança não tenha medo de o pôr de castigo para que a situação não volte a ocorrer. Pode ser dificil reconhecer, no próprio filho, um possivel agressor, mas não ignore a situação, pois isso só a fará ficar pior. Tente perceber as razões que o levaram a agir assim.

1 Comment

Mais Lidos

loading...
To Top