Motores

Os Pilotos Mais Bem Pagos da Formula 1

loading...

Seja bem vindo Estimado Leitor. Desta vez venho trazer-lhe alguma curiosidade, abordando algo que nos deixa bem curiosos. Afinal de contas quanto é que um piloto de Formula 1 recebe? Será que vale a pena receber tanto? Haverá justificação para que os valores sejam tão altos? Haverá um valor para a vida humana?

Bem…antes de mais deixe-me dizer que hoje em dia a segurança no desporto motorizado é tanta, que é extremamente raro haver alguma fatalidade. Elas existem mas desde a morte de Ayrton Senna que se tem feito um esforço estrondoso, com resultados à vista. Apesar disso ainda há margem para melhorar e existe trabalho nessa mesma direção. De qualquer das formas hoje venho mostrar quais são os pilotos que mais recebem e tentar justificar tal valor!

5ª Posição: Jenson Button – 10,6 Milhões de Euros 

Button

Button é um dos pilotos mais velhos do pelotão. Antes de mais a McLaren é das equipas que não tem um patrocinador principal e isso demonstra que é uma equipa com um enorme poder económico. Não está dependente de patrocinadores, como as equipas mais pequenas, e tem tudo para vencer. Mas o que contribui um piloto com 36 anos para uma equipa de topo? A resposta é muito simples: experiência. A McLaren está numa fase meio negra: não vence um campeonato de construtores desde 1998 e um campeonato de pilotos desde 2008.

Desde a introdução dos V6 Turbo que a situação mudou de forma substancial. Em 2014 comprava motores Mercedes e apesar de obter consistência em pista, nunca tinha o motor mais evoluído. Em 2015 passou a ser a única equipa com um motor próprio (motor Honda, diga-se de passagem) com o objectivo de ser campeã mundial, anos mais tarde. Tem que ter uma fabricante de motores só para si e é aí que Button entra. Ele dá uma ajuda preciosa à equipa no que toca à evolução do carro. Algo que um piloto jovem (por muito talentoso que seja) tem alguma dificuldade em fazer. Mas essa não é a única razão. O piloto inglês é um estratega puro e sabe como agir em pista. Não tem uma velocidade pura (como é o caso de Hamilton), mas compensa com uma visão e um comportamento em pista bastante calculista. Se por um lado a McLaren tem um piloto experiente, por outro tem um piloto que sabe como se mexer no campo de batalha. O único contra é a idade, mas o piloto tem mostrado que ainda tem capacidade para acompanhar o pelotão.

4ª Posição: Nico Rosberg – 16,8 Milhões de Euros

Rosberg

Rosberg é daqueles pilotos que talvez seja um bocado difícil justificar o valor apresentado. Mesmo para mim. De qualquer das formas é um piloto talentoso e isso não se põe em questão. Não faz parte dos pilotos com mais talento, mas se há algo que não se pode negar é a maturidade que tem vindo a apresentar. Com um carro à altura consegue combater contra os melhores. É um pouco como o Barrichello: apesar de nunca ter ganho um campeonato é capaz de fazer frente a qualquer um. Está na Mercedes, desde que esta terminou a parceria com a McLaren, e a partir daí teve Schumacher e Hamilton como colegas de equipa. Nas últimas temporadas tem mostrado alguma fragilidade psicológica mas também é algo que tem sido trabalhado e que hoje está a dar os seus frutos. É um piloto obediente e que joga conforme as ordens da equipa. A partir do momento em que Hamilton venceu o campeonato de 2015, o piloto alemão entrou numa sucessão de vitórias. Este ano tem o jogo a seu favor e pode ser o ano do filho de Keke Rosberg, mas ainda há muitos quilómetros para percorrer.

3ª Posição: Sebastian Vettel – 27,5 Milhões de Euros

Vettel

Vettel é um dos pilotos mais talentosos do pelotão. Venceu tudo o que tinha para vencer na RedBull, mas faltava algo: provar do que é capaz de fazer numa equipa diferente, assim como calar as vozes que defendiam a ideia de que se tornou campeão graças à equipa austríaca. Mudou-se para a Ferrari em 2015 e até então parece ter sido a escolha mais acertada. Não é um piloto que seja igualmente veloz, quando comparado com Hamilton, mas compensa pela sua consistência em corrida. Mesmo com um carro relativamente inferior, consegue envolver-se em lutas bastante interessantes. Já mostrou do que é capaz e mais cedo ou mais tarde vai vencer um campeonato. É uma pessoa que sabe trabalhar em equipa e que faz tudo em prol da mesma. Tem qualidades de campeão e já provou isso mesmo. Agora está num novo desafio que o vai tornar num piloto mais maduro. Pilotar um Ferrari foi um sonho tornado realidade, mas vencer num é um verdadeiro desafio. 2016 não está a correr da melhor forma, mas a razão para tal está na aposta que a equipa italiana fez ao arriscar na concepção do SF16-H. Uma aposta que era necessária para vencer o campeonato. A ver vamos…

2ª Posição: Lewis Hamilton – 28,5 Milhões de Euros

Hamilton

Hamilton é sem dúvida alguma dos pilotos mais rápidos. Chegou cedo à Formula 1 e habituou-se a vencer desde então. Actualmente está na Mercedes e ganhou os últimos dois campeonatos, justificando bem o valor que recebe. É um piloto rápido e com uma capacidade mental bastante avançada. Apesar das adversidades, Hamilton não desiste. As recuperações que tem feito são prova disso mesmo. Na actual temporada as coisas não estão a correr da melhor forma, sem nenhuma vitória registada. No entanto, e daquilo que se conhece, ainda vai haver muito campeonato para lutar adivinhando-se uma recuperação fantástica do inglês. Tem todos os ingredientes para vencer, mas não deixa de ser humano e por vezes erra. De qualquer das formas é competente naquilo que faz e talentoso o suficiente para dar ao público aquilo que ele quer: espetáculo.

1ª Posição: Fernando Alonso – 36,5 Milhões de Euros

Fernando Alonso

A situação de Alonso é muito semelhante à situação de Button. Já não vão para novos mas ambos contribuem com experiência, conhecimento e desenvolvimento do carro. No entanto a existe uma diferença entre os dois pilotos e isso reflete-se no aspeto económico: Alonso é um piloto que consegue retirar ainda mais do carro do que o seu companheiro. O espanhol é daquele tipo de piloto que mesmo com um carro menos bom consegue lutar por vitórias e campeonatos, havendo provas mais que dadas. Ele consegue espremer todo o potencial do carro no momento da prova, mesmo em condições adversas. Só por essa razão vale todo o cêntimo que a McLaren lhe paga. Ninguém é perfeito e todos sabemos disso. É do conhecimento público que o Campeão do Mundo tem um feitio um bocado complicado e que nas alturas mais difíceis exprime o seu desagrado, o que não é muito benéfico em certas situações. No entanto, e mesmo com a idade que tem, é um dos melhores pilotos que passou na Formula 1, recentemente.

Apesar de todos os esforços ser piloto de Formula 1 tem os seus perigos. Em tempos foram considerados heróis. Aqueles heróis que só o conseguiam ser pilotando um monolugar super desenvolvido. Heróis esses que tiveram a sua inspiração nos pilotos de caça da Segunda Guerra Mundial. Os tempos passam mas a coragem, a determinação e o perigo ainda estão presentes no palco mais famoso do automobilismo. Ainda são a inspiração para bastante gente e espero que continue assim…

Posto isto, só me resta desejar boas leituras…e da próxima vez que o caro leitor for acelerar não se esqueça de colocar o capacete!

Click to comment

Mais Lidos

loading...
To Top