Entretenimento

Os 87 anos de Mickey Mouse, o Rato Mais Famoso da História

loading...

Arrisco dizer que é difícil não sermos conquistados por ele e só isso justifica o facto de ser provavelmente o desenho animado mais famoso, e “antigo”, do mundo. Pode não acreditar, pode não parecer possível, mas o rato mais adorado do planeta completa hoje 87 anos! Sim, 87! Sabia que o nome original não era Mickey? E que nem sempre foi um rato? Toda a história do Mickey Mouse contada aqui, para si!

Calções vermelhos com dois botões amarelos, sapatos igualmente amarelos e luvas brancas, todos sabemos de cor a roupa, os traços do Mickey.

Dá para imaginar por quantas gerações já passou? E por quantas ainda vai passar? É imparável. Será que um dia os meus filhos ainda vão viver esta febre? E os meus netos? Por quantos mais anos vai este ratinho dominar os ecrãs ou ser a cara da Disney? Já para não falar de todo o merchandising à volta dele! Camisolas, canecas, canetas, capas para telemóveis, cadernos, pratos, talheres, brinquedos, e posso parar por aqui, porque um parágrafo não chegaria para debitar tudo o que existe sobre o Mickey e, é claro, sobre a namorada de uma vida, a Minnie.

É sem dúvida um caso de sucesso incontornável, mas como é que tudo começou? Para lhe responder a essa questão, peço-lhe que entremos na cápsula do tempo!

"Inicialmente era um coelho, sim um coelho, com orelhas bem compridas!"

“Inicialmente era um coelho, sim um coelho, com orelhas bem compridas!”

Foi Walt Disney (nascido em Chicago a 5 de Dezembro de 1901) quem idealizou a personagem, e entre os anos 1928 e 1946 lhe deu voz. A nível gráfico, o conceito veio do desenhista Ub Iwerks. Inicialmente era um coelho, sim um coelho, com orelhas bem compridas! Em 1927, quando a Disney era uma pequena divisão do estúdio Universal Pictures, Walt Disney criou “Oswald, the Lucky Rabbit”.

Até que de um ano para o outro, de coelho passa para rato. O primeiro nome a surgir foi “Mortimer”. Ok, aqui paramos todos e pensamos, Mickey é muito melhor. Mas quem terá tido tal ideia? Também lhe sei dizer… a sugestão foi feita por Lillian Bounds, a esposa de Walt Disney, que considerava o primeiro nome formal demais para a personagem.

Eis que chegamos ao dia 18 de Novembro de 1928, marcado pelo aniversário da “The Walt Disney Company,” mas mais do que isso, foi a estreia de “Steamboat Wille”, a curta-metragem onde Mickey foi apresentado ao mundo! A preto e branco, surge a assobiar enquanto conduzia tranquilamente um barco a vapor. No entanto, a tranquilidade é interrompida pelo chefe, que o chamou e condenou à ingrata tarefa de descascar batatas…

Mickey

“A preto e branco {Mickey}, surge a assobiar enquanto conduzia tranquilamente um barco a vapor. “

Imagine quem mais apareceu pela primeira vez? Aquela que se tornou companheira de vida para o Mickey: a doce Minnie! A namorada do nosso aniversariante, cujo nome completo é Minerva Minnie Mouse, também contou com a voz de Walt Disney. Hoje em dia, a voz é de Russi Tayler e em Portugal de Sandra de Castro. Por cá, o Mickey recebe a voz de Rui Paulo. Esta curta-metragem, foi ainda a primeira a ter o som sincronizado com as imagens!

Sabia que… no início a personagem bebia e fumava? O quê?! Sim, está a ler bem, mas foi sol de pouca dura. Como atingiu um nível de popularidade tão rápido e tão grande, Walt Disney quis torná-lo politicamente correto logo em 1930. Passados cinco anos, as cores invadiram pela primeira vez o ecrã no episódio “The Band Concert”.

Em 1938, a família cresce…a Disney criou o Pluto, o cão para se juntar ao casal de ratos. A ideia era criar um quadro familiar, e por isso, dotaram a personagem de características humanizadas. Mais uma personagem pela qual me deixei apaixonar…

Muitos se perguntam, porque é que a Minnie e o Mickey utilizam luvas brancas nas mãos. Apesar de não saber se esta é a versão correta da história, segundo o que li por esta internet fora, o intuito é dar ênfase aos gestos que as personagens fazem com as mãos, para que melhor se entenda a linguagem não verbal.

Mickey e Minnie

“A namorada do nosso aniversariante, cujo nome completo é Minerva Minnie Mouse, também contou com a voz de Walt Disney”

É verdade que comecei por falar nos dias de hoje, mas acredita que já nos anos 40, Mickey era a personagem de animação mais popular? Ah, pois, não é para qualquer um! O lugar era disputado com Pato Donald, Bugs Bunny e Porky Pig, da Warner Bros.

Ora depois de lhe dizer isto, não se irá certamente espantar, se lhe disser que Mickey Mouse tem uma estrela na Calçada da Fama de Holywood…Corria o ano de 1978, a marcar os 50 anos da personagem, o primeiro desenho animado a conseguir tal feito.

Não há fim à vista para esta personagem tão amada, tão procurada. É sem dúvida um caso de sucesso que devemos a Walt Disney. E agora que já lhe contei tudo sobre o Mickey, vou deixá-lo assim, a recordar a infância com muita nostalgia…

 

Parabéns Mickey Mouse!

Quanto a nós,
voltamos a encontrar-nos em breve, por entre linhas e sorrisos.

Margarida Gaspar

2 Comments

Mais Lidos

loading...
To Top