Tecnologia e Internet

OLX – Comprar e Vender

loading...

Já não consigo dizer ao certo qual foi a primeira coisa que comprei ou vendi no OLX, mas creio ter sido um cartão SD para uma câmara digital, algures no ano de 2008. Na minha opinião o OLX está longe de ser perfeito, mas tem o mérito de ser o maior site português de compras e vendas entre utilizadores.

miau.pt foi um dos primeiros sites que possibilitava a compra e venda de produtos usados entre utilizadores, encerrou em 2013

miau.pt foi um dos primeiros sites que possibilitava a compra e venda de produtos usados entre utilizadores, encerrou em 2013

Quem começou a utilizar cedo a internet irá recordar que quando queríamos comprar alguma coisa directamente a um utilizador recorríamos ao miau, que curiosamente começou por ser um site de leilões online, mas rapidamente viu um nicho que não estava a ser explorado em Portugal e a opção “Comprar Já”, passou a ser mais utilizada do que propriamente a opção de leilões, no entanto o miau.pt acabaria por encerrar em 2013, após 13 anos da sua abertura. O OLX chegou e explorou essa vertente. Convidou os utilizadores a fecharem negócio online e depois combinarem um encontro pessoalmente para fazerem a transacção.
Não consigo precisar quantos negócios já fiz no OLX, mas posso afirmar com toda a certeza que terão sido mais de 100. Já comprei e vendi telemóveis, computadores portáteis, acessórios, antiguidades, produtos para animais, etc. etc. Comprar ou vender usado é sempre uma solução, o que não usamos pode servir a outra pessoa e vice-versa.

Para quem nunca utilizou o OLX é algo fácil de entender. É necessário fazer um registo simples, que depois de aprovado lhe permite colocar anúncios dos seus produtos. Se é comprador o mesmo registo serve para contactar por email, ou consultar o contacto telefónico do vendedor (se ele permitir) para negociar ou anunciar que está interessado em determinado produto.

É seguro?
Na minha opinião não. E certamente não faltam por essa internet fora opiniões iguais à minha. Nunca sabemosolxsmall quem está do outro lado, logo nunca sabemos a seriedade do vendedor ou comprador. Esta falta de segurança curiosamente deve-se a uma falha no OLX, a falta de um feedback sobre o utilizador. Ou seja, cada vez que fosse feita uma transacção com alguém as partes envolvidas diriam como correu o negócio e a seriedade de ambos.
Não quero mentir, mas se a memória não me falha o OLX já teve essa possibilidade. Não tendo o feedback nunca sabemos ao certo se o utilizador já fechou algum negócio, se já enviou alguma coisa por transportadora e chegou ao local, ou se já fez algum negócio correr mal.

Não se pode fugir muito ao OLX, e é bom que percebam que neste momento a empresa dona do OLX domina o mercado, já que o antigo MIAU foi fundido com o COISAS, tudo propriedade da FixeAds que é também proprietária do OLX. Para comprarmos e vendermos produtos necessitamos de utilizadores e a verdade é que o grosso dos utilizadores portugueses estão nestes sites.

Então o que podemos fazer para que os nossos negócios corram bem?
Ao longo das minhas trocas eu fui impondo algumas regras a mim próprio, pequenos truques, que se calhar fazem apenas parte do quotidiano de um bom desconfiado, mas que me dão a paz de espírito para achar que fiz tudo para que o negócio corra bem.

Em primeiro lugar o meu pensamento é que prefiro fazer com que uma transacção corra bem do que fazer um grande negócio. Porque se é bom demais para existir, provavelmente é bom demais para existir.

Não faço negócios com pessoas com registos recentes. Eu sei que posso perder bons negócios, mas já que não tenho feedback esta é uma forma de me resguardar.

Tento sempre ver se o utilizador tem outros anúncios, ou no caso de estar a ser contactado para me comprarem um artigo, se o utilizador tem também anúncios.

Prefiro sempre negócios em mão, muito dificilmente compro alguma coisa que me seja enviada, e se enviar para alguém exijo o pagamento antecipado por transferência bancária, só nós próprios podemos assegurar que somos sérios, se o outro utilizador quiser correr o risco verá que somos sérios. Aqui faço ainda uma coisa interessante, para mostrar e assegurar que sou uma pessoa honesta muitas vezes mostro o meu feedback noutros sites (COISAS, Ebay) mostrando que faço negócios em vários sítios, e que sempre cumpri.

Antes de qualquer transacção eu exijo um contacto telefónico, basta trocar os números porque mesmo no local combinado à hora combinada pode falhar alguma coisa, o contacto telefónico dá para de alguma forma conhecer o outro utilizador.

Os locais de troca são também importantes, e as opiniões gerais são de locais públicos e com muitas pessoas. Embora eu já tenha feito transacções em muitos sítios (esplanadas, ruas, shoppings), a preferência de um sítio publico é cada vez mais um dos pedidos dos utilizadores que tenho conhecido, mas isso também me mostra que de algum modo a pessoa tem interesse em estar prevenida. Uma das coisas que eu tento sempre fazer é ser eu a indicar o local da transacção, normalmente num local onde possa ter alguém por perto, não vá o diabo tecê-las.

fechar-negócio

Cada um terá a sua opinião, mas na minha opinião, não sendo perfeito o OLX é neste momento a melhor alternativa para quem quer comprar ou vender produtos usados. Não é perfeito, e são necessários alguns cuidados como tentei demonstrar ao longo deste artigo, mas é um dos que reúne mais utilizadores e produtos (senão o que reúne mais), e olhando para o copo meio cheio acaba por se fazer amigos e conhecer pessoas simpáticas.

1 Comment

Mais Lidos

loading...
To Top