História

O Tratado de Versalhes

loading...

 

O Tratado de Versalhes, foi assinado a 28 de Junho de 1919. Tratou-se de um acordo de paz assinado pelos países europeus, após o final da Primeira Guerra Mundial, que decorreu entre 1914 e 1918. O Tratado foi assinado como uma continuação do armistício de Novembro de 1918, que tinha colocado um fim aos violentos confrontos. O principal ponto do tratado determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra.

Em suma, o Tratado de Versalhes, determinava que a cidade de Dantzig seria considerada uma cidade livre e administrada pela Liga das Nações. A Alemanha só poderia ter 100 mil soldados voluntários, não poderia ter aviação nem marinha militar e qualquer fabricação de armamentos deveria ter a aprovação dos aliados. Todas as colónias alemãs passariam para as mãos dos aliados e Alsácia e Lorena voltariam à posse dos franceses, cedendo igualmente o território do Sarre, rico em minas de carvão, por um prazo de quinze anos aos franceses. Por último, estabelecia que a Alemanha reconhecesse a culpa pela guerra e por todas as perdas e danos dos aliados, um valor que foi oficialmente fixado nos 33 mil milhões de dólares, que rapidamente se tornou incomportável para as finanças da Alemanha.

adolf-hitler-in-colour

O tratado foi ratificado pela Liga das Nações a 10 de Janeiro de 1920, dando origem no futuro à Organização das Nações Unidas. Na Alemanha o tratado causou choque e humilhação na população, o que contribuiu para a queda da República de Weimar em 1933 e a subida ao poder de Adolf  Hitler, o que inevitavelmente levou à Segunda Guerra Mundial, apenas 20 anos depois da assinatura do Tratado de Versalhes.

 

Click to comment

Mais Lidos

loading...
To Top