Especial Natal

O Natal e a Solidariedade

loading...

Há alguns anos atrás tive o prazer de conhecer um emigrante a viver em Portugal já há uns anos. Não era católico, a sua cultura não dava grande relevo ao Natal. Em algumas conversas fiquei a conhecer a cultura dele, nomeadamente tradições que não sendo ligadas ao Natal, e festejadas noutra data, atribuíam os mesmos valores de solidariedade, família e paz que atribuímos ao Natal.

Vi-o realizar e tive o privilégio de participar numa dessas tradições, e na verdade era uma festa de família, de solidariedade, e paz. Em torno da mesa a família reunia-se com os mesmo valores, embora manifestamente sem o nosso lado consumista.
Logicamente, e a criar duas filhas no nosso país, ele e a família celebravam o Natal, sem nenhum tipo de complexo ou reservas, mas fiquei a perceber que o ímpeto de celebrar o Natal tinha em vista uma integração na nossa cultura e principalmente a integração das filhas no país que as vai ver crescer. Tudo isto sem nunca negar as tradições das suas origens.

Como desvalorizo a data pela data, ou pela tradição, ou pela história, observo mais o impacto nas pessoas, perguntei-lhe o que achava do Natal, como se reflectia o Natal ao privar com os portugueses. Sem espanto a solidariedade e simpatia da época. Para um imigrante nem sempre é fácil, por todas as razões e mais algumas, ser bem recebido noutro país, mas o impacto que segundo ele a época natalícia tinha nos portugueses maravilhava qualquer um.

Somos assim. O Natal tem de facto um grande impacto na nossa vida, depois de matar-mos a sede de consumismo que antecede o Natal somos invadidos por Paz. É a magia do Natal.

Neste momento são 5 anos a escrever uma crónica especial de Natal. Não é fácil. Este ano e porque o Natal é uma época de lembrarmos e estarmos presentes para a família, o MaisOpinião e o Ideias e Opiniões, como família que são, juntaram-se para celebrar e marcar consigo esta data.

Este ano a minha forma de lhe desejar umas Boas Festas foi partilhar esta passagem da minha vida com todos os leitores.

Um Feliz Natal, e um Fantástico 2017!

Click to comment

Mais Lidos

loading...
To Top