Mundo

O Muro de Berlim

loading...

 

Quando terminou a Segunda Guerra Mundial, Berlim, a capital da Alemanha, foi dividida em quatro áreas. Pelos Aliados (formados pelos Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e pela União Soviética) que passaram a comandar e administrar cada uma dessas quatro regiões.

No ano de 1949 os países capitalistas formados pelos Estados Unidos, Grã-Bretanha e França fizeram um acordo para integrar as suas áreas à República Federal da Alemanha, que ficou conhecida por Alemanha Ocidental. A área da União Soviética, passou a ser integrada na República Democrática da Alemanha, conhecida por Alemanha Oriental, seguindo assim, um sistema socialista.

muro de berlim 42

Divisão da cidade de Berlim pelos Países Aliados

Até ao ano de 1961, podia-se passar livremente de um lado para o outro da cidade. Porém, em Agosto de 1961, com as posições cada vez mais extremadas com a Guerra Fria e com a grande migração de alemães do lado oriental para o ocidental, o governo da Alemanha Oriental resolveu construir um muro dividindo os dois lados. Foram ainda decretadas algumas leis que proibiam a passagem de pessoas para a Alemanha Ocidental.

O Muro de Berlim, fez com que muitas famílias fossem separadas da noite para o dia. Chegando-se a reforçar o muro por quatro vezes. Possuía cercas elétricas e valas para dificultar a passagem e torres de vigilância com soldados preparados para atirar.

8muro_berlim1986

A 9 de Novembro de 1989, com a crise do sistema socialista no leste da Europa e o fim deste sistema na Alemanha Oriental, ocorreu a queda do Muro de Berlim. Os cidadãos da Alemanha foram para as ruas comemorar o momento histórico ajudando inclusivamente a derrubar o mítico Muro de Berlim. Este momento simbolizou também o fim da Guerra Fria e o primeiro passo no processo de reunificação da Alemanha.

Nota ainda para o falecimento de Günter Schabowski, porta-voz do comité central do Partido Socialista da Alemanha de Leste, no dia 1 de Novembro de 2015 aos 86 anos. Günter havia anunciado acidentalmente a queda do Muro de Berlim no dia 9 de Novembro de 1989.

Click to comment

Mais Lidos

loading...
To Top