Entretenimento

Lisboa – Sugestões à beira Tejo

loading...

A partir deste mês, as minhas crónicas com sugestões do que poderá fazer para aproveitar os dias de cada mês, com os seus amigos ou família terão uma novidade. De hoje em diante, tudo o que ler não foi feito a partir de casa, fechado no quarto, salvo algumas correcções que possa obrigatoriamente fazer antes de a crónica ser lançada online. A partir deste mês de Setembro, passarei a escrever a partir de um dado ponto de Lisboa. Uma opção minha para dar um bocadinho mais de vida e um toque mais pessoal aos meus textos e ao que escrevo. Assim sendo, para este mês escolhi um local perto de mim, tranquilo e com uma vista maravilhosa sobre a capital de Portugal. Falo, assim, do Miradouro de Nossa Senhora do Monte.

14212216_770069756468423_2685459900879137970_n

Este miradouro tem recebido cada vez mais visitantes. Chegam às dezenas! Famílias ou grupos de portugueses, franceses, alemães, chineses, japoneses, todos querem ver Lisboa a partir do local de onde D. Afonso Henriques pernoitou com as suas tropas antes de atacar o Castelo, que viria a conquistar. Os Tuk-Tuks estacionados mostram a intensa afluência que este local tem vindo a receber. É cada vez mais turístico, mas também bastante romântico, onde os cadeados que celebram o amor entre os casais são cada vez mais notórios e que dão outro ambiente e significado ao miradouro. No local, duas bancas de vendas de bebidas estão à disposição de quem lá passa. Uma limonada sabe sempre bem, enquanto se observa uma vista quase total da cidade, desde o Tejo até à zona da Praça do Areeiro. Se ainda não conhece este maravilhoso spot lisboeta, faça o favor de ir lá. Verá que não se vai arrepender.

Passemos agora a algumas sugestões para este mês. Começo por uma que já vos falei aqui numa das minhas crónicas passadas que poderá ler aqui. As famosas Galerias Romanas voltam, mais uma vez, a ser abertas para visita a quem as queiram conhecer. As inscrições, segundo a EGEAC, começam dia 12, Segunda-Feira, e poderá optar por um dos seguintes dias: 23, 24 ou 25 de Setembro. Calha a um fim-de-semana e, por isso, não há grande desculpa para não as ir ver. Relembro que só estão abertas ao público 1 vez por ano. É mesmo de aproveitar! Para se inscrever terá de o fazer via online através dos sites da Câmara Municipal de Lisboa , EGEAC ou Museu de Lisboa. Esteja atento!

A minha próxima sugestão chega a galope. Porquê? Porque os cavalos vão invadir a nossa cidade e se gosta deste portentoso e esbelto animal, esta sugestão é para si. Entre os dias 13 e 18 de Setembro vai poder ir a Santos (à beira rio) e, gratuitamente, visitar a primeira edição da Feira do Cavalo de Lisboa. É verdade!! Uma parceria entre a Junta de Freguesia da Estrela, a Câmara Municipal da Golegã, onde anualmente se faz a famosa Feira Nacional do Cavalo, e a Administração do Porto de Lisboa, vem dar aos lisboetas a possibilidade de ver “um grande evento de homenagem a uma das principais referências culturais ligadas à construção da identidade nacional: o nosso cavalo e o nosso meio equestre”. A parceria garante que não pretende fazer uma espécie de recriação do famoso evento do distrito de Santarém, mas sim demonstrar que qualquer grande festa feita em determinada zona do país pode, também, ser organizada em Lisboa e, aos poucos, ser atribuída características próprias a esse mesmo evento.

Serão, então, 5 dias de festa onde se poderá assistir, para além de concertos, workshops e exposições, a baptismos de cavalos, provas desportivas (Equitação de Trabalho, Atrelagem, Horseball e Saltos de Obstáculos) e às actuações da Charanga da GNR, da Reprise de Mafra e do Centro Equestre da Lezíria Grande para demonstrar ao publico a arte de cavalgar e a beleza do cavalo lusitano. Fique com o video de apresentação e convite para assistir à 1ª Edição da Feira do Cavalo de Lisboa.

Uma óptima iniciativa que dará mais um motivo para visitar a cidade de Lisboa e que trará à nossa cidade, novamente, velhas lembranças e histórias de tempos em que o cavalo era um animal muito importante na capital. Quer utilizado na área dos meios de transporte, quer no comércio, por exemplo. Por isso, não perca esta oportunidade de ir ver os mais belos cavalos portugueses e excelentes cavaleiros nesta primeira edição da Feira do Cavalo de Lisboa.

programa-feira-cavalo-lisboa-2016

Não precisa de se afastar do Tejo para ir dar uma vista de olhos à minha última sugestão deste mês. Saindo de Santos, dirija-se ao Terreiro do Paço. Aproveite para relaxar um pouco pela nova Ribeira das Naus. Em tempos que já lá vão, era neste local que se situavam os estaleiros navais da cidade, onde poderosos navios de guerra e de comércio eram construídos e reparados. Como Lisboa sempre esteve ligada ao mar e ao Tejo, a Câmara Municipal de Lisboa juntamente com o Museu Nacional do Desporto organizaram uma exposição náutica, denominada “Rio Abaixo, Rio Acima – Ontem e Hoje” no âmbito das comemorações dos 160 anos da Associação Naval de Lisboa e dos 60 anos do Tall Ships Races (que este ano ocorreu durante o mês de Julho, junto ao terminal de cruzeiros de Santa Apolónia e que recebeu dezenas de navios de todos os cantos do mundo).

Esta exposição tem como principal objectivo narrar e homenagear a história do estuário do Tejo, local que, ao longo dos tempos, tem sido palco de encontros de navios com os mais variados propósitos: militares, comerciais, turísticos, cacilheiros, actividades piscatórias, desportivos e lazer. A ideia passa por mostrar essa mesma história através de ilustrações de alguns dos principais e mais relevantes momentos históricos, desde o século XIX até ao presente.rio_acima_destaque_800x531

A exposição está patente no Torreão Poente do Terreiro do Paço, desde 15 de Julho, até ao último dia do mês de Setembro. Por isso, ainda tem mais do que tempo para ir prestar as devidas homenagens ao Tejo. Entre Terça-Feira e Domingo, das 12 horas às 20 horas, poderá de uma forma livre e gratuita visitar esta interessante exposição.

Termino, desta forma, as minhas sugestões para passar mais um dia diferente em Lisboa e espero que desfrute muito bem delas. Voltarei no próximo mês de Outubro para lhe dar mais ideias a partir de um novo local da nossa muy nobre e sempre leal cidade de Lisboa, para passar os seus tempos livres ainda durante o Verão (mas de São Martinho) ou até mesmo durante o resto do ano. Desejo a todos vós, caríssimos leitores, um óptimo mês cheio de belos passeios. Lisboa agradece!

Boas leituras e um abraço a todos.

Click to comment

Mais Lidos

loading...
To Top