Lazer

Lisboa – Das Galerias Romanas à Praia do Torel!

loading...

Olá a todos! Mesmo me encontrando de férias, aqui estou eu, para mais uma crónica mensal onde vos venho propor e sugerir o que fazer, ver ou visitar na mui nobre e sempre leal cidade de Lisboa. Antes de mais queria agradecer a todos aqueles que leram e partilham a minha crónica do mês passado. No mês da minha estreia, a minha crónica ficou entre as dozes mais lidas e partilhadas, um resultado muito positivo para quem agora começou. Por isso, um muito obrigado a todos vós, caríssimos leitores. Espero conseguir continuar a agradar a todos, e que continuem a gostar das minhas sugestões para os meses que aí vêm.

Este mês o que tenho a apresentar são duas ideias muito interessantes mas que, seja por desconhecimento ou por falta de oportunidade já se ouviu falar mas não se visitou. Primeiramente, vamos fazer uma viagem no tempo, voltar uns séculos atrás e conhecer a Lisboa de outros tempos. Com isto, acho que já perceberam do que poderei vir aqui falar.  A outra ideia é muito mais recente, mas para já avanço só com um simples “vamos à praia!”. Comecemos a nossa viagem deste mês.

Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros

Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros

Passando na Rua dos Correeiros (entre a Rua Augusta e a Rua da Prata) poderá visitar o denominado Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros (NARC). Aqui poderá ver indícios de uma antiga fábrica romana de molhos de peixe (muito apreciado pelo povo dessa antiga civilização clássica) bem como tanques onde os romanos salgavam o peixe, para o conservar. Neste núcleo pode, ainda, admirar a fantástica arquitectura urbana do tempo de Pombal: a estacaria de madeira que sustenta toda a Baixa Pombalina. Pode visitar o núcleo diariamente entre as 10h e as 17h.

Continuando no período Romano, na Rua da Prata, pode visitar as Galerias Romanas. Ainda não se sabe bem para que serviriam mas, aparentemente, eram os alicerces dos edifícios romanos que outrora moldavam a região. Há quem diga, também, que era parte das Termas de Olisipo, mas nada o confirmou ainda. Estas costumam abrir uma vez por ano (este ano abriram também em Abril, excepcionalmente, para se comemorar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios) e se não teve oportunidade de as ir visitar, não se aflija porque em Setembro voltam a abrir ao público. A data, provavelmente, será nos dias 20, 21 e 22, entre as 10h e as 18h. O caro leitor poderá, igualmente, ir até à Rua de São Mamede, visitar um dos vestígios mais bem conservados do período romano. Falo do Teatro Romano, onde poderá observar parte das bancadas, da orquestra e a zona onde estava o palco. O museu está aberto de Terça a Domingo entre as 10h e as 18h, com um custo de 2€.

Galerias Romanas

Galerias Romanas

Avançando um pouco no tempo, na Lisboa Medieval, certamente quando passa no Martim Moniz em direcção ao Rossio, já deve ter reparado numa espécie de construção em pedra entre dois edifícios para habitação recentemente construídos. De todas as possibilidades que por ventura tenham vindo à sua mente aposto que a resposta certa está longe do que pensou. Na verdade trata-se de uma antiga torre medieval da antiga Muralha Fernandina – construída no tempo do Rei D. Fernando, com objectivos defensivos. A Torre do Jogo da Pela, assim denominada, pode ser visitada gratuitamente. O caro leitor, poderá imaginar como seria Lisboa daquele tempo visto que na altura da construção da muralha (e da torre), a cidade terminava ali. Um pouco mais antiga é a Muralha de D. Dinis que também poderá visitar na Igreja de São Julião (no Núcleo de Interpretação da Muralha de D. Dinis), na rua com o mesmo nome. Este troço da muralha foi posta a descoberto aquanto das obras realizadas no Banco de Portugal. Poderá visitar de Quarta a Sábado, entre as 10h e as 18h, gratuitamente.

Bom, até agora as minhas sugestões foram todas num âmbito mais cultural e arqueológico. De facto, é sempre bom para qualquer pessoa residente em Lisboa, ou fora dela, conhecer um pouco da História da nossa amada Capital de Portugal. Todavia, vou-vos apresentar outra sugestão, muito mais moderna. Apetece-lhe ir à praia? Não, porque é muito longe e não lhe apetece gastar combustível? Não há problema, tenho a solução perfeita!

No passado ano de 2014, estreou em Lisboa um novo conceito de ir à praia. Pois bem, pensou-se assim: “se Maomé não vai à montanha, vai a montanha a Maomé”. Portanto, resolveram trazer a praia à cidade e transformar, durante o mês de Agosto, o Miradouro do Jardim do Torel numa praia urbana. A areia está lá e se quer ir dar um mergulho vai à piscina do dito local. O ano passado foi um êxito: mais de 80 mil pessoas frequentaram esta “praia” e este ano já está em funcionamento desde a passada sexta-feira (31 de Julho). A Praia do Torel tem cerca de 360 m2, é guardada por dois nadadores-salvadores e tem uma esplanada onde poderá comer e beber algo refrescante. Ao longo de todo o mês, a praia oferecerá, durante os fins-de-semana, várias actividades: escalada, aulas de ginástica em grupo e cinema ao ar livre. A praia apresenta uma novidade em relação ao ano passado. Se gosta de ler enquanto apanha sol, poderá levantar um livro numa banca que estará instalada no local e devolve o livro quando estiver para regressar a casa. Nada mau, já viu?

Praia do Torel

Praia do Torel

Resumindo, o centro de Lisboa oferece aos seus residentes um dois em um: um jardim com uma vista panorâmica fantástica sobre Lisboa e ainda uma praia para desfrutar do Sol da Capital. Quer melhor que isto? Olhe, eu cá aproveitava e ia experimentar! A praia estará em funcionamento até o final do presente mês e pode ser frequentada diariamente entre as 10h e as 20h. Custo? “Rien de rien” como dizem os franceses!

Termino, assim, as minhas sugestões para passar um dia diferente em Lisboa e espero que desfrute muito bem delas. Voltarei em Setembro para lhe dar mais ideias de como passar os seus tempos livres até ao final do Verão ou até mesmo durante o ano. Desejo a todos um óptimo mês cheio de belos passeios. Lisboa agradece! Se se encontra de férias, umas óptimas férias para si e para a família.

Boas leituras e um abraço a todos!

1 Comment

Mais Lidos

loading...
To Top