Entretenimento

Lisboa da Cultura e pela Igualdade de Género

loading...

Sejam bem-vindos a mais uma crónica composta por algumas sugestões do que poderá fazer, em Lisboa, ao longo do presente mês.

O Carnaval já passou e espero que se tenham divertido imenso, quer na nossa capital, quer em Ovar, Nazaré, Torres Vedras, Loulé, ou noutro ponto do país, ou do mundo. O importante é que tenham aproveitado para festejar ou descansar, que também calhou bem para tal.

Bom, vamos ao que interessa que é sugerir-vos alguns eventos ou locais, para passar um tempinho, a solo ou acompanhado, como preferir. Hoje trago-vos sugestões que, no meu entender, são melhor aproveitadas se estiver na companhia de alguém, mas deixarei essa decisão para vós, meus amigos.

  • Lisboa, Capital Ibero-americana da Cultura 2017 

Não sei se já tinham conhecimento, se não, mas a verdade é que esta novidade vem um pouco atrasada e, por isso, as minhas desculpas. De facto, Lisboa foi a escolhida para receber grandes eventos culturais, desde 7 de Janeiro até 22 de Dezembro, provenientes das comunidades ibero-americanas (Portugal, Espanha e países do Continente American1o). As actividades são imensas e variadas, dos mais variados temas e áreas – Arte, Cinema, Conferências e Workshops, Música, Festa, Animação, Exposições, entre outras. A programação pode ser consultada no site oficial. Pode fazer a sua pesquisa por país, área pela qual tenha interesse, equipamentos ou locais onde esse evento vai ter lugar ou tema. Uma grande oportunidade se tiver curiosidade em saber mais e melhor, sobre as culturas de outros países com raízes semelhantes às das nossas, mas com as suas próprias especificidades.

  • Lisboa Dance Festival

Nos próximos dias 10 e 11, a LX Factory, em Alcântara, vai receber o Lisboa Dance Festival. Segundo a organização este evento tem um “conceito progressivo, em que as modernas linguagens da música Electrónica – House, Techno, Afro – se fundem com a Disco e o Hip Hop, unindo-se para lançar um novo formato de festival.” A novidade nesta edição está no facto de haver espaço para algumas conferências e um mercado, onde se contará com a presença de “múltiplos protagonistas da modernidade electrónica e da cultura urbana”, dando assim um carácter próprio a este festival. O custo dos bilhetes é um pouco elevado, verdade, mas para os amantes e simpatizantes destes géneros musicais e de dança pode ser um bom investimento. Têm a opção de bilhete diário (30€) ou o passe dos dois dias (50€) e podem comprar num destes locais: Blueticket, FNAC, Worten, El Corte Inglés, Media Markt, Turismo de Lisboa, ACP, rede Pagaqui, Abep, Ticketea.  Podem consultar o cartaz, aqui.

  • Arts Day – HeForShe Portugal

Ora bem, esta sugestão não é por vir em último que é menos importante. Bem pelo contrário! Para quem não conhece este movimento, trata-se de um projecto nascido em 2014, pelas mãos da actriz britânica Emma Watson, que intitulou de HeForShe. Tem como grande objectivo a luta internacional pela igualdade de género. Ora, Portugal não ficou indiferente e em finais de 2016 nasceu: o HeForShe Portugal. O Ideias e Opiniões tem a grande honra de ser parceiro oficial deste movimento, graças ao trabalho da colaboradora do Ideias, Mónica Canário, que já escreveu sobre este movimento. Bom, a minha sugestão, neste contexto, é a seguinte: o movimento será lançado oficialmente no país, a 11 de Março e, por isso, está convidado para participar neste Arts Day. Terá lugar no Museu Paula Rego/ Casa das Histórias, em Cascais, a partir das 10 horas. Se luta pela mesmos direitos entre Homens e Mulheres, não pode perder este grande evento e todos os que se seguirão, posteriormente. Terá, igualmente, hipótese de assistir, previamente, não só à sua apresentação mas, também, à do programa IMPACT 10x10x10. Onde? No ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, dia 9 às 16 horas, auditório B103 (Edifício II). Portanto, do que está à espera?

Existem muitos outros eventos que vão ocorrer ao longo deste mês. É só estar atento! Se puder, virei novamente dar-vos mais sugestões, se o meu o tempo o permitir, visto estar a braços com a minha Dissertação de Mestrado. Mesmo que não possa vir este mês, virei no próximo, com mais sugestões! Até lá, bons passeios!

Lisboa Agradece!!

1 Comment

Mais Lidos

loading...
To Top