Desporto

Irlandeses – As Estrelas Maiores do Euro 2016

loading...

Os adeptos irlandeses têm animados as hostes durante o Europeu de futebol, que se realiza em França. No meio de tanta confusão, quer fosse pelo terrorismo, ou pelo próprio mau comportamento de adeptos, são eles, os adeptos irlandeses que têm feito o Mundo não parar de os apoiar. São magníficos e estão sempre animados, quer seja nas vitórias, empates ou derrotas. Desde que haja um copo com cerveja na mão e amigos ao lado, tudo é bom, tudo é simplesmente fenomenal.

O/A Caro/a leitor/a já deve ter certamente reparado, se tiver alguma atenção ao torneio, que os adeptos irlandeses não têm parado de ser notícia e, felizmente, por bons motivos. Senão vejamos, quer seja no comboio, nas ruas, nos estádios, nos bares, ou em qualquer parte de França, os adeptos não param de nos surpreender. Sempre bem dispostos, a cantar ou a fazer qualquer parvoíce com graça, a verdade é que são, sem dúvida, os melhores adeptos do Europeu. Não há ninguém que apoie como eles!

Desde cedo que o Europeu ficou marcado pelo mau comportamento dos adeptos. Com confrontos entre adeptos e a polícia. A UEFA lançou então um ultimato e os distúrbios lá serenaram. Por outro lado, há que valorizar a grande prestação dos adeptos irlandeses. Que estão sempre em festa! Dentro ou fora dos estádios.

irish-fans-are-getting-a-medal-for-their-performance-at-euro-2016

Com certeza que já terá visto alguns vídeos pelas redes sociais, do belo exemplo que estes adeptos dão. Ora estão num comboio a cantar para uma freira, ora estão a embalar um bebé. Sim, caro/a leitor/a, estou mesmo a falar a sério. Adeptos a cantarem para uma freira, parece mentira, mas aconteceu. E foi um dos momentos mais divertidos até agora. A freira deixou-se levar e começou a dançar com os adeptos. Diga lá que não é destes adeptos que nós precisamos na nossa liga.

Mas não é tudo, fizeram ainda uma serenata a uma polícia. Suecos esses que jogaram contra a República da Irlanda e cujos adeptos entraram “em confronto”. Mas foi um confronto civilizado e bastante engraçado. É que os adeptos irlandeses começaram a cantar “go home to your sexy wives” para os suecos, sendo que estes apenas se riam e lá acederam ao pedido dos irlandeses, dado que a Suécia, foi eliminada do Europeu, tendo terminado em 4º lugar do seu grupo, onde estavam equipas como a Itália e a Bélgica, para além dos já mencionados irlandeses. E ainda se juntaram a celebrar antes e no fim do jogo. Algo pouco visto nos dias de hoje, em qualquer desporto. A adicionar a isto, ainda animaram um reportagem de um jornalista húngaro (esses bandidos que empataram 3-3 connosco) e criaram as melhores bandeiras deste europeu.

Porém, os irlandeses não se ficaram por aqui! É que ainda ajudaram um casal idoso a mudar um pneu do carro, fizeram também um duelo contra os suecos a cantar os míticos ABBA e ainda, em “confrontos” com a polícia, começaram a cantar “Stand up for the french police”, levando a que a polícia entrasse na brincadeira e começasse a pedir aos adeptos para se irem embora, de uma maneira peculiar…mais concretamente, a cantar! Fizeram ainda uma serenata a uma rapariga francesa, muito bonita por sinal e a festejarem um beijo dela a um dos fãs, como se d’um golo se tratasse. E como se isto não bastasse, ainda fizeram um herói, de um comum francês que estava à janela. É estas pequenas coisas que podem tornar o futebol completamente diferente e muito mais amistoso. Se ao ver estes episódios não lhe faz esboçar um sorriso de orelha a orelha, não sei o que lhe diga caro/a leitor/a.

Para além disto, ainda pagaram o arranjo de um carro que estava na rua. Sim é verdade! Quer dizer, tudo bem, que foram eles ou pelo menos um deles, que ao ir para cima dele estragou qualquer coisa, porém se fossem outros adeptos, como alguns vândalos que temos por cá, iam-se embora sem deixar qualquer rasto. É de valorizar o facto de terem estado bastante tempo a colocar notas dentro de uma brecha que a porta do carro tinha.

Se isso não bastasse, o facto da equipa de futebol ter conseguido apurar-se para os oitavos de final, (no momento em que escrevo esta crónica, a República da Irlanda, ainda se encontra em prova), levou a que ficassem ainda mais emocionados, pois num grupo tão complicado (Bélgica, Itália e Suécia) e com uma equipa sem vedetas, para além do mítico capitão Robbie Keane, conseguiram apurar-se no último jogo, ganhando contra a Itália. Foi uma emoção enorme , daquelas que só quem está no estádio pode realmente explicar o que sentiu no momento em que Brady, aos 85 minutos marca o golo que permitiu a passagem aos oitavos de final. Foram vários os adeptos que não contiveram as lágrimas de um momento tão marcante para a selecção e para o país. O próprio irmão do autor do golo não conteve as lágrimas ao festejar o golo com Brady.

nintchdbpict000246884523-e1466672454986

Irmão de Robbie Brady. Crédito: Gettyimages

No fundo, o que isto tudo significa é que os irlandeses são de facto uns adeptos especiais, até porque estas emoções e este divertimento, apesar de ser próprio do povo britânico, não se vêm todos os dias, sobretudo no nosso país, onde há um permanente conflito entre adeptos e dirigentes.

Por isto tudo, o meu obrigado aos mais recentes galardoados com a medalha da cidade de Paris, que por tudo o que fizeram até agora são sem dúvida os heróis do Euro!

Well done lads!

Click to comment

Mais Lidos

loading...
To Top