Direitos Humanos

Igualdade de Género: O HeForShe veio para ficar!

loading...

Both men and women should feel free to be sensitive. Both men and women should feel free to be strong… It is time that we all perceive gender on a spectrum not as two opposing sets of ideas.”

Emma Watson

O mote está dado: a luta pela igualdade de género está aqui e veio para ficar! Ao longo das últimas semanas tem nascido em Portugal um movimento contra a desigualdade de género, que apela a que os homens se cheguem à frente e tomem uma posição quanto a este assunto. Bem-vindo à sociedade civil, HeForShe Portugal! Parece ridículo falarmos disto nos dias que correm, certo? Mas Portugal é o terceiro país mais desigual da União Europeia, ficando somente à frente da Eslováquia e da Roménia. Desde a violência para com mulheres, à discriminação laboral, estas são frequentemente apontadas como o sexo fraco. Mas a (des)igualdade de género não é só sobre mulheres.

When at 15, my girlfriends started dropping out of their beloved sports teams, because they didn’t want to appear muscle-y, when at 18, my male friends were unable to express their feelings, I decided that I was a feminist.” – Emma Watson

São vários os homens que escolhem oprimir os seus sentimentos com medo de serem considerados “menos machos”. Que não contam o que gostam realmente de fazer com medo de serem estigmatizados. Outros acreditam que chorar em público vai tirar-lhes credibilidade. A verdade é que ser homem, assim como ser mulher, é chegar-se à frente sempre que necessário, acreditar nos nossos ideais e lutar por eles. É ser igual ao outro, independentemente da sua raça, credo, orientação sexual ou política. Ser homem e ser mulher é diferenciar-se biologicamente. Só e apenas.

Men—I would like to take this opportunity to extend your formal invitation. Gender equality is your issue too.” – Emma Watson

São necessárias medidas por parte das entidades competentes para reverter a situação a que chegámos. Os pais devem poder gozar a sua licença parental sem serem estigmatizados no seu local de trabalho. Uma mulher deve poder andar na rua vestida como bem lhe apetecer ou sonhar em ascender a um cargo político sem ter de por de parte a ideia de ser mãe.

E foi por isto que surgiu o projecto HeForShe, um movimento internacional com vista a um esforço global pela igualdade de género, fazendo parte dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 da Organização das Nações Unidas. Criado em 2014 pela UN Women e pela actriz Emma Watson tem como um dos seus principais focos as universidades através do programa IMPACT 10x10x10 (lançamento do programa aqui e vídeo promocional aqui), que reúne os principais decision-makers em governos, empresas e universidades de todo o mundo para promover mudanças ao nível top-down.

O Ideias & Opiniões assume, perante a sua comunidade de leitores, enquanto parceiro HeForShe, um compromisso para com a igualdade de género a partir de hoje. Queremos fazer mais e melhor, queremos um mundo mais igualitário para as gerações futuras. Que mais nenhuma mulher se sinta discriminada por ter nascido mulher. Que mais nenhum homem se sinta diminuído por sentir ou por querer ser pai. Juntos, pela igualdade de género!

Mas não te esqueças! O HeForShe é TEU e vai ser aquilo que TU quiseres que seja. Basta responderes a este questionário e a equipa HeForShe Portugal entrará em contacto contigo!

 

If not me, who? If not now, when?

1 Comment

Mais Lidos

loading...
To Top