Moda

A Farsa das Redes Sociais

loading...

Quantas vezes já ouvimos “Nem tudo o que parece é”? No entanto, e por mais que o saibamos, é inevitável que cobicemos o que não temos, o que desconhecemos, aquilo que vemos e que aparentemente é tão perfeito que desejaríamos que fosse nosso ou que, no caso de uma situação fossemos nós a passar por ela. Este é um tema que se pode aplicar a muitas áreas mas, neste caso, vou aplicá-lo ás redes sociais e à moda.

No início de Novembro foi notícia no mundo inteiro que a estrela do Instagram Essena O’Neill, se cansou das redes sociais (que eram o seu maior rendimento) por estar farta de não representarem a realidade. Esta jovem deixou os seus mais de 884.000 seguidores chocados com tais revelações.

A verdade é que situações deste tipo não são novidade, já que muitos temos consciência de que a maioria das coisas que vemos nas redes sociais acabam por não corresponder exatamente à realidade. Seja pelo Photoshop, pelos milagrosos filtros do Instagram e de todas as outras apps disponíveis, ou mesmo através de poses e ângulos de fotos meticulosamente estudados.

Esta jovem só veio confirmar e assumir de uma forma bastante corajosa que tudo aquilo que os seus seguidores consideravam uma vida de sonho, um corpo de invejar e no geral tudo tão perfeito, não passavam de ilusões. Em vez de apagar as fotos que tinha, esta jovem decidiu mudar as suas legendas, contando a verdade por trás de cada uma delas.

São exemplos: a quantidade de dinheiro que lhe pagavam para promover algum produto, a quantidade de fotos que tinha de tirar para que conseguisse gostar de alguma, o tipo de alimentação que tinha (ou as vezes a falta dela), para conseguir uma boa foto de bikini, ou mesmo a vez em que gritou com a sua irmã para que tirasse uma boa foto.

essena1

CS55imhWIAAg3VF

O maior objetivo desta jovem foi mostrar que muitas das vezes é melhor termos cuidado com aquilo que invejamos e queremos ter, já que pode estar desfasado da realidade.

Junto a esta onda de honestidade nas redes sociais, são já inúmeras as pessoas que tentam que os seus seguidores saibam o que é real mas sobretudo que aprendam a valorizar-se porque todos nós temos beleza de alguma forma e ninguém é perfeito. O mais importante é sabermos apreciar aquilo que temos e dar valor ao que nos foi dado e deixar as opiniões alheias para outro plano.

Um outro ótimo exemplo de tudo isto é a Emily Skye, expert em fitness e saúde que conta com mais de 1 milhão de seguidores e não deixa ninguém indiferente à sua honestidade. É linda, tem um corpo de invejar, mas não tem qualquer problema em mostrar que nem sempre está assim; que tem estrias, que acorda com acne e que muitas das vezes sofre efeitos de retenção de líquidos e consequente inchaço que faz com que o seu corpo mude radicalmente. Cada vez tem mais fãs, que pelos comentários se nota que têm bastante admiração por ela se manter real.

Emily

Uma outra situação foi a que aconteceu com Stina Sanders, uma modelo que lançou um desafio a ela mesma e que durante 7 dias publicou nas redes sociais fotos reais, sem maquilhagem, sem serem retocadas e que retratassem na perfeição o seu dia-a-dia. Nas fotos publicadas podemos vê-la a sair de uma consulta com o seu psiquiatra, em casa à hora do almoço sem ainda ter tomado banho, numa selfie num ângulo pouco favorecedor, entre outros.

Os resultados foram contraditórios… A modelo perdeu cerca de 3000 followers que a acusaram de estar horrível, enquanto ganhou muitos outros e recebeu muito mais comentários e likes agradecendo o facto de estar a ser real.

stinaa

Num mundo em que tanta gente está preocupada em agradar a todos sem antes pensar no seu bem estar, acho que é importante que ganhemos consciência e saibamos valorizar aquilo que temos. Eu pessoalmente prefiro conhecer uma realidade ainda que não seja tão ideal 24 h por dia, do que ter uma ideia absolutamente maravilhosa de algo mas que não corresponde nem um bocadinho à realidade.

Wanting to be someone else is a waste of the person you are

 

Click to comment

Mais Lidos

loading...
To Top