Economia

eBay – O Mercado Global

loading...

Fundado em 1995 o eBay deu um passo à frente do seu tempo. Terá sido a primeira vez em que alguém viu todo o potencial da globalidade da Internet. Nasceu para ser, e é o Mercado Global.

Da Fundação à globalização 

Não há forma de afirmar, mas crê-se que o eBay terá sido o primeiro site de compras e vendas directas online. Quando em 1995 o programador francês Pierre Omidyar fundou o eBay tinha uma coisa em mente: compra e venda de produtos global. Para isso o maior entrave seria as diferentes moedas e respectivos câmbios, mas o eBay mostrou como poderia ser simplificado.

Para falarmos do eBay e compreender como este francês Pierre Omidyar soube ler o futuro, teremos de recuar à realidade de um mundo de 1995. Ainda sem o Euro, existiam muito mais moedas do que hoje. Com uma distribuição ainda muito embrionária, tanto a nível de timmings como disponibilidade de meios, transportar algo entre países não era uma coisa vista como simples. Uma internet ainda com pouco utilizadores, e a maioria deles (pelo menos com capital), ainda muito desconfiada desta globalidade e, especialmente, da seriedade de quem estava do outro lado.

Na verdade, tudo isto com a modernização e evolução natural global foi sendo ultrapassado e, o eBay tornou-se tão importante em países importantes para o comércio, como China e Estados Unidos da América que, em 1998 o eBay era constituído como empresa, com o fundador Pierre Omidyar a vender quotas da sua empresa a empresários interessados.

ebaylogo

Para ultrapassar a barreira da moeda e dos câmbios, o eBay sempre utilizou parcerias de empresas de pagamentos por internet, empresas que criam uma conta virtual através do seu e-mail, conta essa que pode carregar, fidelizando o seu cartão de crédito à conta, ou recarregando a conta transferindo dinheiro da sua conta bancária para a sua conta online, sendo esta última disponível apenas para alguns países.

Sabendo que esta área era tão importante para o seu negócio, em 2002 o eBay comprou a empresa Paypal, e facilitou ainda mais os carregamentos de conta, bem como o entrosamento entre eBay e PayPal. Diga-se de passagem este entrosamento foi tão grande e tão óbvio que, nos EUA há um pendente constante em tribunal para que as duas empresas se separem.

Talvez pelo espírito de inter-ajuda de Pierre Omidyar, o eBay não se limita a ser um site de vendas, compras e leilões. Há todo um suporte que é gratuito para quem vende, para melhorar as vendas, e como apresentar os seus produtos, e também os compradores não são esquecidos, com uma excelente organização de feedback e em muitos casos com o próprio eBay a assegurar que, se o seu negócio correr mal, eles devolvem o seu dinheiro.

Tudo isto para que perca o medo, e compre aquela caneca com o seu nome feita e enviada hoje mesmo do Vietname, ou do Zimbabwe, ou do Paraguai.

 Utilizar o eBay

Já percebeu que para utilizar o eBay tem de ter dois serviços. O eBay e um pagamento. Pelas razões que apontei anteriormente o Paypal pode ser a melhor escolha.

Ambos os registos são gratuitos, e no PayPal terá algum trabalho para “ligar” o seu PayPal à sua conta bancária (caso opte por transferir o dinheiro da sua conta bancária para o PayPal). Após um breve mas completo registo no eBay poderá começar a utilizar.

ebay-1Os negócios são seguros, tem sempre acesso completo a uma avaliação do vendedor ou comprador, outros utilizadores que fizeram negócio com esse utilizador atribuem um feedback. O feedback do eBay é de extrema importância para o eBay, de tal maneira que se um negócio correr mal (ex: um produto que chega danificado) a maior parte dos utilizadores prefere resolver directamente, devolvendo o dinheiro ou enviando um novo artigo, a ter o seu feedback com uma observação negativa.

Depois de fazer a sua compra, utilizando o PayPal, basta aceder à sua conta do PayPal no sistema de pagamentos do eBay e tudo é tratado automaticamente.

Cuidados a ter

Como em todos os negócios, é bom percebermos a quem estamos a comprar ou vender. Para isso o feedback do eBay é excelente. Um utilizador com um feedback positivo não vai querer estragar o seu registo.

Comprar num mercado global da internet, não impede que tenha de pagar as burocracias das alfandegas. Caso a sua encomenda fique presa na alfandega terá que pagar taxas alfandegárias.

No meu caso pessoal, tenho perto de 300 compras no eBay. Nunca tive qualquer problema com encomenda. A única situação mais complicada foi um artigo que chegou riscado, contactei o utilizador que não queria desfazer o negócio e propunha-se a devolver um desconto de 35% do valor total. Como se tratava de um relógio com o vidro riscado eu disse que aceitava, não ficando satisfeito. O utilizador preferiu devolver-me a totalidade do valor.

Já tive artigos que ficaram na alfandega. Um tablet que já esperava que lá parasse, e aqui é que lamentamos viver em Portugal. Numa compra de 35€, acabei por pagar mais 45€ entres taxas, IVA e outras despesas. Tive também uma situação interessante em que 2 baralhos de cartas vindos de um casino em Las Vegas ficaram retidos por se poder tratar de jogo ilegal… Foi pena porque eu ia começar a fazer torneios de Poker na cave, com 2 baralhos de cartas… mas preferi deixar este artigo “morrer” na alfandega.

O eBay é, nos dias de hoje, o verdadeiro mercado global, sem qualquer sombra de dúvida. É fácil comprar e vender, e não faltam exemplos disso pelo eBay fora. Quem sabe o eBay pode ser o empurrão que a sua empresa necessita para exportar produtos, e na verdade biliões de clientes finais estão à distancia de um clique.

Não se vê muitas empresas portuguesas por lá, mas vê-se empreendedores fantásticos. Um grande exemplo é o café. Sim, o café que nós todos compramos numa grande superfície, em países como a Alemanha chega a atingir preços absurdos. Vá lá dar uma voltinha no eBay e veja quantos portugueses estão a exportar café para a Alemanha, entre tantos outros países.

Click to comment

Mais Lidos

loading...
To Top