ESPECIAL

Dia Mundial do Dador do Sangue – “Dê sangue, Partilhe vida”

loading...

Hoje, tal como todos os anos a 14 de Junho, assinala-se um dia a meu ver muito importante. O dia de heróis de carne e osso, que sem querer nada em troca, têm o poder de ajudar pessoas que nem conhecem. Falo do dia Mundial do dador de sangue, dia este que tem como objectivo aumentar a consciência da necessidade de sangue e seus derivados, sendo também uma forma de agradecer àqueles que já o fazem, sem esperar nada em troca e às vezes, sem terem noção da verdadeira importância daquilo que acabaram de fazer.

Este ano o tema das comemorações é “O sangue é o nosso elo comum” e com o lema “dê sangue, partilhe vida”. Duas frases tão simples, mas que traduzem toda a importância desta acção.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são já 92 milhões as pessoas que dão o seu contributo anualmente. Sendo que destes, 45% têm menos de 25 anos e 40% são mulheres. O objectivo é então expandir esta realidade, de forma a poder aumentar ainda mais o número de dadores em todo o mundo.

Quando se pensa em dar sangue, apesar das várias campanhas, aparecem sempre algumas dúvidas em relação a todo o processo. Onde posso dar? Como o posso fazer? Estou apto para fazê-lo? Precisam do meu tipo de sangue? Existem várias páginas que respondem a todas as dúvidas, como a do instituto português de sangue e transplante e a página dador.pt.

dar_esta-lhe_no_sangueA verdade é que quase todos podemos sê-lo! Em primeiro lugar, temos de o querer fazer e tomar essa decisão, depois é importante que nos sintamos saudáveis e que tenhamos hábitos de saúde saudáveis. Como critério absoluto, têm de ter mais de 18 anos e ter no mínimo 50kg. O onde é fácil: nos centros regionais de sangue do instituto português do sangue, em Lisboa, Porto e Coimbra, em locais onde se realizem colheitas de sangue móveis (nos locais de trabalho, centros comerciais, universidades ou nas várias áreas de residência) e por último, nos serviços de imunohemoterapia, que existem em vários hospitais. Em relação ao precisarem do nosso sangue, pensem que mesmo que seja do tipo mais frequente,  como o ARh+ ou o ORh+, a verdade é que tal como há muitas pessoas a dá-lo, também existem muitas pessoas a precisar dele exatamente por serem mais frequentes. Se não souberem o vosso tipo, não se preocupem, depois do sangue ser colhido são feitos exames para determinar o vosso grupo ABO, (se são A, B ou 0) e o vosso grupo RhD, para determinar se são positivo ou negativo. São ainda detectadas algumas infecções que poderiam pôr em risco a vida do receptor. Alguns dos exemplos que são testados são a hepatite B (AgHbs), hepatite C (anti-HCV), SIDA/HIV (anti-HIV1/2) e a sífilis.

Todo o processo de colheita de sangue é fácil, não é necessária preparação prévia, apenas terem ingerido uma refeição leve, depois são colhidos cerca de 450ml e podem retomar a vossa vida normal, pouco depois do processo estar finalizado.

Embora tenham a resposta a estas e a muitas outras perguntas nos diferentes sites, a verdade é que durante todo o processo estão acompanhados e terão todo o gosto em esclarecer tudo aquilo que vos passar pela cabeça.

sangue_000É importante que tenhamos consciência que, de um momento para o outro a nossa ajuda pode ser fundamental! Ainda agora, devido ao massacre que ocorreu em Orlando onde 50 pessoas foram mortas e muitas outras foram feridas, as autoridades apelaram a que as pessoas ajudassem com este pequeno grande gesto e são já 35000 as pessoas, que se deslocaram aos diferentes centros de recolha. Um número que não era tão alto desde o 11 de Setembro, mostrando que no meio de tanta desgraça, ainda existem pessoas que permitem ter fé na humanidade.

Apesar de nem sempre terem o devido reconhecimento, já começaram a aparecer iniciativas de forma a recompensar os dadores. Na Suécia, por exemplo, um SMS é enviado aos dadores sempre que o seu sangue é utilizado, informando que acabaram de salvar uma vida, de forma a mostrar a importância do acto realizado e de forma a motivar que o façam de novo.

E vocês, de que estão à espera para fazer a diferença?

“No act of kindness, no matter how small, is ever wasted” 

Click to comment

Mais Lidos

loading...
To Top