Moda

A Barbie Está de Volta!

loading...

Barbie-Time

A boneca mais famosa do mundo está de Parabéns! Se têm visto as notícias sabem de quem falo e que, não é por fazer mais um ano, mas pela fantástica mudança que fizeram. A Barbie apareceu em 1959 e fez delícias por todo o mundo a imensas crianças que, como eu, adoravam esta boneca.

Sempre foi conhecida pelas suas pernas intermináveis, a sua cintura de vespa, os pés adaptados aos saltos e os seus longos cabelos loiros. Se como crianças só queríamos saber de brincadeira e adorávamos a Barbie independentemente do seu aspeto, a verdade é que com o tempo e o passar dos anos nos vamos dando conta que o físico desta boneca dá que falar, e muito! Críticas ao irrealismo do corpo e às implicações que tal figura teria se fosse um ser humano são já conhecidas por todos e talvez tenha sido por isso que a Mattel decidiu mudar!

Em 2009 a Universidade Central do Hospital de Hensínquia, mostrou que se as suas medidas fossem “aplicadas” a um ser humano, teriam como resultado uma mulher deformada. Com um deficit de gordura de corporal na ordem dos 17-22%, o que implicaria que não fosse saudável nem menstruada. Entretanto outros estudos também foram mostrando que se fosse real, esta mulher não seria capaz de aguentar a cabeça (demasiado grande), não conseguiria andar dada a proporção pernas/tronco e que com uma cintura tão fina apenas teria espaço para metade dos órgãos normais.

A novidade é que esta nossa “amiga” ganhou três novos tipos de corpo (alto, pequeno e curvilíneo) de forma a representar melhor o mundo que todos vemos à nossa volta. São mais de 30 novas Barbie com diferentes tipos de corpo, 30 cores de cabelo, 24 penteados diferentes do habitual longo cabelo loiro e liso, 22 cores de olhos, 14 estruturas faciais e 7 tipos diferentes de tons de pele além de linha de roupa própria com os tamanhos e sapatos adaptados a estas mudanças.

Handout image from Mattel showing new Barbie doll body shapes of tall, curvy and petite alongside the traditional Barbie

Não é a primeira vez que a boneca muda. Pequenas alterações a nível da cintura, um ou outro tons de pele diferentes e cores de cabelo distintas têm aparecido, mas nunca com o impacto de agora. Segundo alguns dos responsáveis de marketing isto deve-se ao facto de que o mundo em que vivemos mudou, e aquilo que era mais apreciado antes não corresponde ao que vivemos atualmente. Os ideais de beleza evoluíram e hoje em dia nomes como as Kardashians, Beyonce, ou Jennifer Lopez são admirados pelos jovens.

 

Se durante todos estes anos a marca tentou dar à Barbie uma imagem de mulher real bem-sucedida nas diferentes áreas profissionais, desta vez com mudanças tão faladas no Mundo, e tendo sido capa da revista Time, esta nossa amiga pretende continuar nas nossas vidas por muito tempo e ser falada por bons motivos!

Click to comment

Mais Lidos

loading...
To Top