Motores

As apostas da Audi, da Lexus e Apple para o futuro!

loading...

Boa noite caro leitor! O verão está a terminar e as temperaturas a diminuir. Por outro lado as notícias da indústria automóvel continuam bem quentes. Algumas delas tão quentes que nem o protetor nos salva de uma queimadura solar!

Mas vamos por partes. A gama RC da Lexus vai ser actualizada! A marca coreana vai lançar o RC 200t com um motor 2.0 a gasolina de 4 cilindros. Esta versão contará com 243cv e com 350 Nm de binário. A caixa de velocidades também foi redesenhada e esta será automática de 8 velocidades (pormenor característico nos carros da marca). A melhor notícia é que o motor não será atmosférico, sendo o RC alimentado por 2 turbos, e contará com injeção direta. Segundo os dados publicados o RC 200t terá uma aceleração dos 0-100km/h na casa dos 7,8 segundos, o que não é um número que surpreenda.

No entanto se analisarmos as suas características (mesmo sem ter em conta o peso), 7,8 segundos para 243cv com um motor Twin-turbo a verdade é que o resultado não é nada mau! Por outro lado é um carro que consome cerca de 7 litros/100km e tem uma velocidade máxima de 230 km/h. Por fim, resta acrescentar que o RC dispões de 4 modos de condução, sendo o modo de condução Snow (neve) uma característica invulgar (mas em crescimento) nos carros de hoje.

Por sua vez a Audi volta a surpreender ao apresentar a versão Plus do seu A8. Esta nova máquina possui 605cv e 700Nm. O motor é um 4.0 TFSI (Turbo Fuel Stratified Injection) biturbo a gasolina. Através de uma nova unidade de gestão eletrónica assim como numa otimização dos turbos, a marca alemã conseguiu colocar mais 85cv no seu monstro luxuoso. A caixa de velocidades é de 8 velocidades e transmite a potência para as 4 rodas. Possui uma aceleração dos 0-100km/h de 3,8 segundos e com opção de limitar a velocidade a 250 ou a 305km/h.

Em termos estéticos, o S8 Plus distingue-se nos pequenos detalhes (como o difusor traseiro e na cor da grelha da frente, assim como nas barras do tejadilho). Os faróis MATRIX LED (falados numa das minhas anteriores crónicas) fazem parte do equipamento de série, assim como os indicadores de mudança e as jantes de 21 polegadas. No que toca ao interior, não houve mudanças radicais, com a mudança assente em pequenos pormenores como na utilização de pedais em aço inoxidável.

Hoje trago também boas noticias para aqueles que querem ir a Nurburgring! Os limites de velocidades estipulados em certas partes do circuito vão ser retirados! Estes foram implementados depois de um acidente no passado mês de  Junho, que resultou na morte de um espectador. Assim sendo a partir do próximo ano vai ser possível acelerar a “fundo” (sendo que podemos contar com o regresso dos recordes de tempos que foram também retirados durante este ano).

A administração do circuito já veio a público afirmar que o circuito vai sofrer um conjunto de 16 alterações de forma a melhorar às condições do asfalto e a segurança do circuito, apesar de essas alterações ainda não terem sido divulgadas. Uma das zonas que vai requerer especial atenção é o salto Quiddelbacher, assim como a zona de Flugplatz, que irão ser remodelados durante o próximo inverno.

No que toca ao mundo automóvel também existe inovação para além das tradicionais marcas. Já não é de agora que se fala num automóvel da Apple e, ao que parece, a marca da maçã quer produzir um carro autónomo! Segundo consta a marca norte-americana tem especial interesse numa antiga base naval dos EUA, que entretanto tem sido convertida numa pista de testes para carros autónomos (não se sabendo ao certo que tipos de testes podem ser realizados). O complexo, denominado de GoMentum Stadium, é a recriação que contempla tudo o que o ambiente urbano possui. É um complexo de topo que inclui 32 quilómetros de ruas, passeios, semáforos, etc.  Além da Apple, a Google também está a trabalhar no desenvolvimento de automóveis autónomos, assim como a Honda.

Se não houver atrasos, o Projeto Titan (assim denominado pela Apple) será lançado em 2020. É um ramo que tem sido pouco falado, mas que pode dar sérias cartas, dado a inovação tecnológica que se tem vivido!

titan

O prezado leitor já ouviu falar de um projecto inovador intitulado de “Speed7”? Então eu elucido-o: este projeto pretende criar um moderno roadster inspirado nos carros de corrida da década de 30! A criação de tal monstro está ao encargo da Kahn Design – empresa britânica com capacidade de alterar esteticamente e mecanicamente as mais variadas obras automobilísticas. O que se pretende é criar um carro que consiga replicar o desafio de conduzir dos anos 30 (assim como manter os níveis de segurança social) juntamente com a utilização dos materiais mais leves existentes no mercado.

Para já não existe muita informação disponível, mas aquilo que se sabe é que o Speed7 terá o alumínio como material base de composição,sem esquecer materiais como a fibra de carbono, entre outros. Apesar de tudo, o projeto ainda não saiu do papel e espera-se que nos próximos meses tenhamos mais novidades.

speed7

Apesar do normal decorrer da História, por vezes é preciso voltar atrás e ver o que os nossos antepassados nos ofereceram. É preciso ir além do que se vê. A tecnologia está a evoluir a olhos vistos e ninguém sabe até que ponto pode chegar. No entanto, a industria automóvel tem a capacidade de nos fazer viajar no tempo e o Speed7 é a prova disso mesmo. Não temos a certeza se os automóveis independentes são o futuro, mas os passos estão a ser dados. Cada vez mais o futuro deixou de ser o amanhã e passou a ser o hoje!!!

Posto isto só me resta desejar os melhores arranques ao caro Leitor.
Voltarei no próximo mês com mais novidades…mas até lá não deixe o seu motor ir abaixo!

 

Click to comment

Mais Lidos

loading...
To Top