Entretenimento

5 Músicas Clássicas de Natal!

loading...

Chegamos a Dezembro e com ele chega a época natalícia. Não só se começa a pensar na noite de Natal, e em todo o trabalho com a preparação da Consoada e do dia de Natal, como também pela preocupação dos presentes, da comida e da montagem da árvore de Natal. Mas como o/a caro/a leitor/a deve ter reparado falta aqui algo essencial desta época. E esse elemento só podia ser as músicas de Natal! Nesta minha crónica trago-lhe cinco músicas clássicas desta época! Vamos a isto então?

Música Nº 1:

A mítica canção de Mariah Carey, “All I Want For Christmas is You”! Esta música é para muitas pessoas, eu incluindo, a única que conhecemos da cantora norte-americana.

Esta canção embora só tenha chegado em 1994 parece que já a ouvimos desde que o Natal existe, de tanto que passa nesta época. É nas rádios, é nos centros comerciais, é nos elevadores, é nas lojas e às vezes até nos filmes e séries que vemos. Mas, a música foi muito bem recebida pela crítica, tendo estado em lugares cimeiros em tops de vários países. Foi o caso do 2º lugar na Austrália, Japão e Holanda e no Reino Unido, o 4º na Dinamarca, na Europa, em Itália e na Nova Zelândia e ficou em 1º Lugar na Hungria e no nosso país!

A música tornou-se tão popular que teve imensas covers de artistas bem conhecidos, como Shania Twain, Miley Cyrus, Michael Bublé, Justin Bieber e Fifth Harmony. E a popularidade da música não se ficou por aqui, dado que teve duas nomeações importantíssimas para melhor canção do Mundo e melhor vídeoclip do Mundo por parte dos World Music Awards.

Música Nº 2:

A canção de Natal que toda a gente conhece e adora. “Last Christmas” dos Wham!

Para muitas pessoas esta música é sinónimo de Natal, não só por ser uma música da época, mas porque é adorada por muitos fãs de música natalícia e não natalícia. Talvez seja estranho gostar de uma música com uma letra triste, no sentido em que fala de uma desilusão amorosa, mas no Youtube, por exemplo, tem mais de 100 milhões de visualizações.

No que toca aos tops dos vários países, o “Last Christmas” mostra bem o impacto que teve e tem, desde que estreou em 1984. Embora não tenha conseguido nenhum 1º lugar, a música dos Wham arrecadou vários 2º lugares, tanto na Holanda, na Hungria, na Irlanda, na Noruega, na Suécia e claro no Reino Unido, de onde é natural George Michael, o intérprete e produtor da música.

Em termos de prémios, os Wham ganharam o Brit Award de 1985 para melhor banda britânica. Ou seja, não foi especificamente para esta música, contudo é possível que, parte da razão pela qual ganharam o prémio, seja por causa do “Last Christmas”. O êxito da música é tanto que foram feitas mais de 30 versões, algumas por artistas bem conhecidos, como Laura Pausini, The XX, Carly Rae Jepsen, Ariana Grande, Arctic Monkeys, Florence and the Machine, Coldplay, Carrie Underwood, ou até mesmo Taylor Swift.

Seguimos para outra música de Natal, a 3ª mencionada nesta crónica especial de 5 músicas clássicas de Natal é: “Do They Know It’s Christmas” dos Band Aid.

Esta é uma banda e música muito particular, dado que foi um supergrupo britânico organizado por Bob Geldof e Midge Ure, com o intuito de alertar para a grave situação de fome que existia na altura, na Etiópia.

Foram 37 artistas envolvidos, apenas na parte da interpretação, era um vasto leque de pessoas influentes na música na altura e alguns ainda hoje. Nomes como Phil Collins, Boy George, Bono, Sting, George Michael, John Taylor e Roger Taylor dos Duran Duran, isto a juntar aos nomes já referidos.

Esta canção foi muito bem aceite pela crítica, basta dizer que foi a canção de Natal do ano de 1984, ano do lançamento da mesma. Foi até 1997 detentora do recorde de single britânico que ascendeu mais rapidamente aos tops nacionais, tendo vendido mais de um milhão de cópias só na primeira semana e chegou aos três milhões no último dia de 1984. Só foi batido pela canção de homenagem à Princesa Diana, cantada por Elton John.

Esteve em nº 1 de vários tops de vários países como Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Irlanda, Dinamarca, Itália, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Suécia, Suíça, e claro no Reino Unido.

É uma canção muito peculiar e teve honras de ser cantada mais três vezes, todas pelos Band Aid, mas com diferentes intérpretes e para diferentes causas. A última vez que foi gravada esta música foi o ano passado (2014), na sequência do pico do surto de Ébola no Mundo.

Seguimos para mais uma música natalícia nesta crónica especial de músicas de natal. A 4ª música icónica deste Natal é: “Santa Claus is Coming to Town” – Vários Artistas

A 4ª música icónica escolhida por mim tem o problema de já ter sido cantada por inúmeros artistas, como Michael Bublé, Bruce Springsteen, Alice Cooper, Mariah Carey, Jackson 5, Aerosmith, Michael Bolton, Beach Boys, Pentatonix, Fred Astaire, Ella Fitzgerald, Frank Sinatra ou Rod Stewart. A canção foi escrita por John Frederick Coots e Haven Gillespie e foi cantada pela primeira vez para um programa de rádio em Novembro de 1934. Ficou imediatamente reconhecido como um grande clássico e vendeu mais de 30 mil cópias em 1 dia.

A canção tal como referi foi interpretada por inúmeros artistas, mas a gravação mais antiga que se tem registo é por parte de Harry Reser e da sua banda em Outubro de 1934, ainda antes de ser interpretada na rádio. Esta interpretação chegou a nº 1 dos tops, muito possivelmente devido ao seu êxito na rádio. Já em 1970, Fred Astaire narrou um programa especial da produtora norte-americana Rankin-Bass contando a história do Pai Natal com base na música “Santa Claus is coming to Town”.

A 5ª música desta crónica especial de Natal é: “White Xmas” – Bing Crosby

Esta é mais uma canção que foi interpretada inúmeras vezes, por vários artistas, mas cuja versão original é de Irving Berlin, contudo a versão mais conhecida é aquela que é interpretada por Bing Crosby, no ano de 1942. É a versão que conta com mais de 100 milhões de cópias vendidas, confirmado pelo Guiness World Records.

A versão de Bing Crosby foi interpretada pela primeira vez na NBC, no seu programa chamado The Kraft Music Hall no dia de Natal no ano de 1941. Mais tarde gravou a versão mais conhecida com uma orquestra e um coro em Maio de 1942, que seria lançado em Julho desse ano como parte de um albúm de 78 rotações.

“White Christmas” foi interpretado por grandes nomes da música como Frank Sinatra (’54), Elvis Presley (’57), Ella Fitzgerald (’60), Beach Boys (’64), Bob Marley (’65), Barbra Streisand (‘67), Tony Bennet (‘68), Otis Redding (‘68), Willie Nelson (’79), Boney M (’81) [versão reggae], Neil Diamond (’92), Michael Bolton (’92), Michael Bublé (2003), LeAnn Rimes (2004), Diana Krall (2005), Taylor Swift (2007), Andrea Bocelli (2009) e Boy George (2009).

Menções Honrosas

Às seguintes músicas atribuo menções honrosas tão valorosas como as acima citadas, apenas por ter que escolher cinco ficaram estas três de fora, contudo são bastante conhecidas e obviamente são clássicos. Porém escolhi versões diferentes das habituais, são escolhas pessoais, as versões que mais me agradam.

Boas festas e oiça muita, e boa, música!

 

1 Comment

Mais Lidos

loading...
To Top