Entretenimento

5 Lojas com Presentes de Natal Originais

loading...

Pode não ter reparado mas…o Natal está aí à porta. Sim, o frio só chegou agora mas isso não tem impedido o calendário de correr rumo ao novo ano. E com a chegada do Natal decorre a habitual busca incessante pelos presentes perfeitos. Ora dado que a perfeição não existe resta-nos ser…originais. A questão é que oferecer presentes inesperados, surpreendentes e inovadores não é tarefa fácil. Numa era onde a internet nos mostra tudo, do mais óbvio ao impensável, torna-se cada vez mais complicado surpreender verdadeiramente seja quem for.

No entanto ainda existem algumas lojas que continuam a conseguir criar o fator “UAU”. Está farto de oferecer meias, chocolates e bugigangas aleatórias? Então embarque comigo nesta viagem em busca…daqueles presentes que ninguém vai esquecer!

Duas notas prévias. Primeiro: a ordem de apresentação das lojas é aleatória, não existindo assim nenhuma intenção de catalogar a “melhor” e a “pior”, todas elas são fantásticas cada uma à sua maneira. Segundo: esta crónica não é “paga” ou “patrocinada”, aliás nenhuma das lojas teve conhecimento prévio da preparação e publicação deste artigo.

 

#1 – A Vida Portuguesa

Ahh, a doce nostalgia. Temo que seja impossível ser português e não amar esta loja e o seu mero conceito. Parte da nossa existência, e das memórias que compõem a nossa mente, é da responsabilidade dos produtos que vemos, ouvimos e consumimos. E quando a modernidade termina com os produtos “de antigamente” o que é feito de nós?

Rumamos à Vida Portuguesa, pois claro. Do Restaurador Olex à Pasta Medicinal Couto, ou da tradicional andorinha de loiça às conservas Minerva, este é um maravilhoso mundo que vai conquistar pais, tios e avós.

Se já domina a internet e as compras online não escondem segredos para si pode rumar a www.avidaportuguesa.com e navegar pelos menus, categorias e produtos em busca da compra perfeita. Se prefere as lojas físicas tem cinco opções: quatro em Lisboa e apenas uma no Porto. Só no Chiado existem duas (a primeira na Rua Anchieta e a segunda na Rua Ivens), no Intendente tem a terceira (no Largo do Intendente Pina Manique) e quarta está localizada em pleno Mercado da Ribeira. A norte apenas tem uma opção e é na Rua Galeria de Paris.

 

#2 – Capitão Lisboa

Originalmente o nome remetia-me para um qualquer super-herói lusitano a envergar, por esse mundo fora, o mais português de todos os bigodes. Hoje faz-me crescer água na boca e pele de galinha ao nível do corpo todo, tamanho é o entusiasmo e o nervosismo antes de entrar pela porta dentro.

O espaço pode ser pequeno mas revela-se um autêntico oceano de surpresas! Com apenas uma loja em todo o país (na Rua dos Fanqueiros, em Lisboa) poderia pensar-se que o sucesso seria difícil de atingir. Contudo isso não podia estar mais longe da verdade: com um leque de produtos gigantesco, principalmente online refira-se, é difícil evitar que o queixo tenha um encontro imediato com o chão tamanha é a qualidade e originalidade dos produtos à venda na Capitão Lisboa.

De mapas e globos a chapéus-de-chuva em forma de flamingo, ou de um mealheiro inspirado no bom e velho R2 D2 da saga Star Wars a um prato para joias com um pequeno cacto dourado, por lá vai encontrar de tudo um pouco. Uma coisa é garantida: as novidades são constantes por isso mantenha-se atento e visite a loja regularmente!

 

#3 Ale – Hop

É difícil confundir a Ale-Hop com qualquer outra loja em Portugal. Afinal de contas, que eu saiba, mais nenhuma tem uma vaca gigante à porta. No grande campeonato de “lojas que têm animais à porta” a Ale-Hop faz dura concorrência ao Urso da Natura. Ok, a mascote pode não ter um ar tão simpático, nem um pelo tão fofo, mas em contrapartida no que diz respeito ao tamanho tenho para mim que se regista em empate.

Para mim a Ale-Hop tem dois pontos muito favoráveis e um terceiro que me irrita particularmente. Comecemos pelo lado bom: é uma das marcas desta lista com mais lojas: são quase trinta os espaços abertos em Portugal e mais de 140 entre os dois países (Portugal é, inclusivamente, o único país, para além de Espanha, a receber a famosa “marca da vaca”). Segundo: diversidade e preço. Felizmente são muitos os produtos originais que conseguimos encontrar a preços muito, mesmo muito, acessíveis nestas lojas: entre os que não podem faltar (como cadernos, canetas, porta-chaves e afins) aos que nem sabíamos que existiam (mil e uma capas para o telemóvel ou dezenas de jogos e diversões que vão animar qualquer festa, por exemplo) o que não falta é escolha!

E quanto ao ponto negativo? Bom, a marca é originária de Espanha como tal…tudo está em…espanhol. Embora, em teoria, seja algo lógico na prática irrita-me que a cada caderno, caneta ou mochila nada esteja em português. Obviamente que esta não é a primeira, nem será a última, loja a não ter produtos em português, no entanto ter literalmente tudo em espanhol e nem um produto na nossa língua é algo que me enerva sempre. Faz algum sentido, por exemplo, eu oferecer algo a um amigo e a frase do produto estar em espanhol?! Senhores da Ale-Hop vejam lá isso está bem? Dar alguma atenção ao mercado, e ao povo, português só vos ficava bem!

Ficaram curiosos? Relaxem, podem encontrar todas as lojas existentes aqui.

 

#4 Bairro Arte

A penúltima entrada desta lista é um clássico: Bairro Arte. Confesso que é muito difícil passar perto de uma destas lojas e resistir à tentação de entrar e espreitar as novidades. Com um design muito próprio, inovações constantes e uma variedade de artigos impressionante é um dos grandes candidatos a vencer a categoria “loja onde vais encontrar os presentes perfeitos para os teus amigos/familiares”.

São onze lojas (infelizmente centradas apenas em Lisboa, Porto e áreas circundantes) e duas pop-up stores (ambas a norte e abertas apenas até Janeiro) com centenas de potenciais presentes onde a imaginação e a criatividade não parecem ter limites!

 

#5 Tiger

E para fechar esta lista…a Tiger, pois claro. Confesse lá, estava quase a chamar-me um nome feio por me esquecer da melhor loja de todo o sempre não era? Como é óbvio nunca a Tiger ficaria de fora de uma lista onde o principal critério é inovação!

A marca dinamarquesa nasceu 1995, possui mais de 700 lojas em todo o mundo, está presente em Portugal desde 2012 e já contabiliza mais de trinta espaços um pouco por todo o país. Todas as semanas as coleções, ou pelo menos parte delas, mudam criando assim um ambiente fervilhante onde por mais frequente que sejam as visitas há sempre algo novo para descobrir…e comprar.

Sim, porque aqui a máxima “vou apenas ver, prometo que não compro nada” não se aplica mesmo! E para tal muito ajudam os…baixos preços. Não se iluda: alguns produtos têm preços menos acessíveis, ou até mesmo altos, contudo estão em franca minoria.

E assim chegámos ao final desta crónica. Espero que em alguma destas cinco opções consiga encontrar “aqueles” presentes que tanto procura! Se a barreira geográfica for um problema lembre-se que todas estas marcas possibilitam a compra online através dos respetivos sites!

Por acaso conhece alguma loja que se enquadra neste perfil mas que não está nesta lista? Então o que espera para nos ajudar a todos através dos comentários? Conto convosco! Juntos vamos tornar nesta numa lista infinita onde nunca vão faltar presentes…originais!


Boas festas a todos!
Que no sapatinho encontrem muitos…presentes criativos!

1 Comment

Mais Lidos

loading...
To Top