ESPECIAL

43 anos de Liberdade em Lisboa – 25 de Abril

loading...

Bem vindos a mais uma crónica, com algumas sugestões que poderá aproveitar nos próximos dias 24 e 25 de Abril. É verdade que tenho estado mais ausente, nos últimos tempos, mas o dever de terminar o meu Mestrado fala mais alto. Ainda assim, venho hoje oferecer-vos algumas sugestões de eventos que terão lugar em Lisboa, no âmbito das comemorações do 25 de Abril. Comecemos:

HÁ FESTA NO PARQUE”: O Parque Eduardo VII vai receber no dia 25, entre as 10h30 e as 13h00, uma festa comemorativa e vai poder contar com música, jogos tradicionais, desporto, pinturas, teatro, oficinas criativas, entre muitas mais surpresas. Uma sugestão para miúdos e graúdos, onde os mais novos poderão aprender mais sobre o que foi o 25 de Abril e qual a sua importância para o povo e para o país. A entrada é livre!

“DIAS DA LIBERDADE”: Começou no dia 21 e estender-se-á até dia 24, nos Campos Mártires da Pátria. A Junta de Freguesia de Arroios comemora o 43º aniversário da revolução com exposições, oficinas para crianças e famílias, desporto, feira de artesanato, produtos tradicionais, mostra de associações e entidades da freguesia e comida de rua. No dia 24 vai haver um momento musical com Luísa Amaro, às 21h00, na Capela do Paço da Bemposta. Às 22h55 irá decorrer uma inauguração de uma escultura, homenageando os militares que fizeram a revolução. A autoria é de Rui Pereira e irá decorrer no Jardim dos Campos Mártires da Pátria, junto ao campo polidesportivo. A entrada é livre.

“CONHECER OS PAÇOS DO CONCELHO” e JARDINS DE SÃO BENTO: A Câmara Municipal de Lisboa vai abrir as suas portas a todos aqueles que a queiram visitar, gratuitamente, no dia 25 entre as 10 horas da manhã e as 8 horas da noite. Uma oportunidade para conhecer um belíssimo edifício da segunda metade do século XIX e símbolo do liberalismo oitocentista português.  

Já o Primeiro-Ministro decidiu, novamente, abrir os jardins da sua residência oficial ao público nas comemorações do 25 de Abril, tal como já havia feito em 2016. Os jardins serão abertos às 14h30 e poderão assistir a um concerto de Jorge Palma e a uma recitação de poemas sobre a liberdade por Manuel Alegre, ex-candidato a Presidente da República. Vai poder também assistir à inauguração de uma escultura de Vhils, que relembrará, a quem a ver, os princípios fundamentais da Revolução dos Cravos. Escultura está que ficará, permanentemente, naqueles jardins podendo ser visitada todos os Domingos. Para este evento, a entrada não terá custos para a sua carteira. A entrada é livre para ambos os eventos. Para quem quiser aproveitar, às 15h00 nas escadarias da Assembleia da República, os alunos da Escola de Circo do Chapitô farão demonstrações de saltos e equilibrismos, misturando com uma pitada de humor e música.

“40ª CORRIDA DA LIBERDADE”: Aos desportistas, a Federação das Colectividades de Cultura Recreio e Desporto do Distrito Lisboa, a Associação Colectividades do Concelho de Lisboa e a Associação 25 Abril juntaram-se para organizar a 40ª corrida da Liberdade. Poderá optar por caminhar apenas, se assim preferir. O que importa é participar já que os vencedores somos todos nós. A partida será no Quartel Regimento Engenharia 1, na Pontinha, passará pelo Largo do Carmo, Marquês de Pombal e acabará na Praça dos Restauradores. Aos que ainda quererão participar, poderão se inscrever no local da partida da corrida até às 9h45, visto que o evento iniciar-se-á às 10h30.

Estes serão alguns dos principais eventos a ter lugar em Lisboa. Contudo, poderá também aproveitar e assistir à inauguração de um memorial dedicado a Zeca Afonso, no Jardim das Francesinhas, junto ao ISEG, às 12h00 de terça-feira ou a uma exposição intitulada “Dias de Memória”, no Museu do Aljube Resistência e Liberdade, entre as 10h00 e as 18h00. Estes e muitos outros pequenos eventos que decorrerão por toda a cidade poderão ser aproveitados por si e pela sua família. Esteja atento aos painéis de informação da sua junta de freguesia ou consulte a programação da Câmara Municipal de Lisboa, que poderá ver aqui.

Feliz dia 25 de Abril e bons passeios! Lisboa agradece!

1 Comment

Mais Lidos

loading...
To Top